Chuvas de verão poderão favorecer a cafeicultura em Minas Gerais

Publicado em 06/01/2016 06:49

É na estação do verão que as chuvas são mais frequentes, ocorrendo mais em forma de pancadas e mais localizadas.

As chuvas têm ocorrido nas últimas semanas na região central do Brasil favorecendo o plantio da soja e demais culturas de verão. O tempo seco tem persistido na região Nordeste do país favorecendo a ocorrência das altas temperaturas no estado do Tocantins e em todos os estados do Nordeste. O fenômeno El Niño normalmente tende a atingir sua máxima intensidade durante os meses de dezembro a fevereiro. Todos os modelos dos principais centros de previsão climática sugerem que o El Niño poderá continuar forte até fevereiro de 2016, sendo que o mesmo poderá permanecer até a metade do ano, quando começará gradativamente a perder força.

No mês de janeiro, as temperaturas deverão ocorrer acima da média em todo o Estado. Com relação às chuvas, há probabilidade de que toda Minas Gerais apresente valores de precipitação acima da média do período, sendo que as regiões em amarelo, no Jequitinhonha e no Triângulo Mineiro, apresentam menor probabilidade, aumentando gradativamente, de acordo com os tons das cores, sendo a porção sul da mesorregião “Noroeste de Minas” e a porção nordeste do “Triângulo Mineiro” (em vermelho escuro) aquela com maior probabilidade de ocorrência de chuvas acima da média do período.

Chuvas para MG - Café Point

Previsão de ocorrência de anomalias positivas (acima da média) de chuvas para o estado de Minas Gerais

As estações chuvosas nos últimos anos não têm sido favoráveis para o bom desenvolvimento tanto vegetativo quanto reprodutivo do cafeeiro, fato esse que provavelmente será refletido na safra 2015/2016. 

As chuvas que têm ocorrido nesse mês e que tiveram início a partir de setembro (início do período chuvoso do presente ano) tem assegurando boa umidade para o desenvolvimento vegetativo do café. Em se confirmando a previsão de chuvas acima da média para o mês de janeiro de 2016, o desenvolvimento vegetativo do cafeeiro continuará sendo favorecido, o que poderá contribuir para uma boa safra 2016/2017. Assim, os cafeicultores devem aproveitar as chuvas atuais para recuperar suas lavouras por meio de fertilizações de solos e de folhas.

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário