Rali do café robusta dispara vendas de estoques no Vietnã
LONDRES (Reuters) - Uma elevação dos preços dos contratos futuros de café robusta disparou as vendas de grandes estoques da safra antiga do Vietnã, apenas algumas semanas antes do início da nova colheita, disseram operadores europeus nesta quarta-feira.
Os contratos futuros do robusta saltaram em uma máxima de oito semanas na quarta-feira, impulsionados por preocupações do mercado de café arábica sobre as previsões de tempo seco no Brasil, que pode reduzir a florada da nova safra no maior produtor mundial.
"Acima de 1.600 dólares por tonelada, temos visto boas vendas, tanto da safra atual (antiga) como vendas antecipadas da nova safra do Vietnã", disse um operador sênior.
O contrato de referência para novembro na bolsa ICE disparou nesta quarta-feira, tocando máxima de 1.643 dólares por tonelada na sessão, maior valor desde 20 de agosto.
Detentores de estoques vietnamitas têm retido o café por vários meses, desapontados com os preços baixos pressionados por grandes estoques mantidos nos armazéns aprovados pela ICE, assim como pelas perspectivas de outra grande safra vietnamita em novembro.
Os contratos futuros do café robusta tendem a seguir o mercado do café arábica, que é maior, e operadores disseram que esperam mais vendas vietnamitas da safra antiga se os preços futuros continuarem a subir.
(Por David Brough)
0 comentário
Preços do café estendem alta de 3 semanas e fecham sessão desta 6ª feira (22) com ganhos de mais 4% na bolsa de Londres
Café: Mesmo nas máximas em 13 anos, preços não afastam compradores e mercado ainda é bastante resiliente
Safra de café da Colômbia 24/25 projetada em 12,9 mi sacas, diz USDA
Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas decide os vencedores de 2024
Café no varejo: vendas aumentaram 1,1% de janeiro a setembro em comparação com o mesmo período de 2023
Preços do café seguem em volatilidade e apresentam altas no início da tarde desta 6ª feira (22)