Café: Exportadores da Colômbia pedem eliminação de restrições de envios

Publicado em 31/08/2015 07:47

O presidente da Associação Nacional de Exportadores de Café da Colômbia (Asoexport), Carlos Ignacio Rojas, disse que a Colômbia deveria liberar suas exportações de café para se converter em abastecedor de diferentes qualidades e abrir novos mercados. Com esta decisão, as receitas dos produtores e do país melhorariam.

O país também produz cafés de qualidades mais baixas, como semi-lavados, cujas exportações estão restritas. “Somos um dos países que mais têm restrições para exportações de café”.

“Com a liberação, poderíamos colocar no mercado o melhor preço de cafés que hoje simplesmente não estamos podendo exportar, abrir novos mercados que hoje não estão abertos e podemos oferecer a nossos compradores um portfólio de produtos para que somente negociem com a Colômbia”.

Há décadas, o Comitê Nacional de Cafeicultores, a máxima autoridade do setor, somente permite exportações de café arábica com o argumento de que a restrição permite manter um selo distintivo de qualidade ao café colombiano nos mercados internacionais, pelos quais os compradores pagam um preço premium.

Fontes da Federação Nacional de Cafeicultores disseram que é pouco provável que se elimine essa restrição como pedem os exportadores privados, que respondem por mais de 60% das vendas externas de café. Porém, Rojas disse que eliminar essa restrição não se traduziria em baixar a qualidade do café nem em um não cumprimento das medidas fitossanitárias. 

Leia a notícia na íntegra no site CaféPoint.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CaféPoint

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário