Colheita de café do Brasil chega a 42% do volume esperado, diz Safras
SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, já colheu mais de 21 milhões de sacas do grão, ou 42 por cento do volume projetado para a temporada 2015/16, informou a consultoria Safras & Mercado nesta quinta-feira, apontando que a colheita está ligeiramente avançada ante a média histórica para o período (41 por cento).
A Safras estima a safra total em 50,4 milhões de sacas de 60 quilos.
Segundo o analista de Safras Gil Barabach, responsável pelo levantamento, o clima voltou a favorecer o avanço da colheita no Brasil e deve ajudar nos trabalhos nos próximos dias, em algumas regiões.
"O predomínio de tempo seco deve favorecer o andamento da colheita ao longo da semana de 24 a 30 de junho. São esperadas chuvas em maiores volumes no norte do Paraná e no Estado de São Paulo, mas os volumes não devem prejudicar a colheita", disse ele, em nota.
Já as temperaturas devem cair bastante ao longo da semana, com o avanço de uma massa de ar polar, comentou o analista, sem fazer referência a eventuais danos.
Apesar de estar ligeiramente avançada ante a média histórica, a colheita está atrasada ante o mesmo período da temporada passada (52 por cento), quando o tempo seco acelerou a maturação e os trabalhos nos campos.
Segundo a Safras, o maior produtor brasileiro, Minas Gerais, colheu 6,6 milhões de sacas, ou 26 por cento do total projetado, ante 40 por cento no mesmo período do ano passado e 29 por cento da média histórica.
O Estado do Espírito Santo, segundo produtor brasileiro, que planta majoritariamente a variedade robusta, cuja colheita começa antes, já colheu 69 por cento da safra, ante 63 por cento da média histórica.
Por variedade, o Brasil já colheu 27 por cento da safra de arábica, enquanto a colheita de robusta atingiu 80 por cento.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual