Café: Lideranças do setor participam de coletiva de imprensa na Femagri 2015
Nesta quinta-feira (19) aconteceu a coletiva de imprensa da 14ª edição da Femagri, que ocorre desde ontem (18) e vai até a próxima sexta-feira (20), em Guaxupé (MG). O encontro ocorreu com parte da diretoria da Cooxupé, cooperativa que organiza o evento, e deputados estaduais que defendem pautas voltadas ao agronegócio, para falar de temas pertinentes à cafeicultura.
Dentre os assuntos abordados estavam a questão da seca que vem atingindo regiões produtoras de café, alta do dólar e estimativas para a safra brasileira. Também foi abordado temas como a lei que proíbe mão de obra terceirizada, tecnologia voltada para a cafeicultura e impactos da crise econômica no Brasil.
O presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, falou sobre a situação da falta de chuvas, que afetou a safra passada de café e também traz impactos para a atual. Apesar dos volumes de chuvas terem voltado para parte das regiões produtoras, ainda não é possível mensurar os impactos dessa seca de janeiro. Segundo Paulino, as estimativas de quebra realizadas pela Procafé giram em torno de 14% para a safra passada, que anteriormente estavam de 20%.
Com previsões de diversos órgãos, como Procafé (em parceria com a CNC) e Conab, a dúvida girou em torno da demora do impacto no mercado. Paulino justifica a situação como falta de confiabilidade destes órgaos, visto que há divergências entre as previsões, além de se tratar de levantamentos que começaram a ser realizados recentemente.
A alta do dólar também foi um dos assuntos abordados, que trouxe alta nos custos de produção, impactando diretamente na compra de insumos agrícolas, que já começa afetar o bolso dos produtores.
Também estiveram presentes representantes dos produtores rurais na política, dentre os Deputados Estaduais, Emidinho Madeira (PTdoB), Antônio Carlos Arantes (PSDB), Raimundo Nonato Barcelos (PDT) e Cássio Soares (PSD), que falaram sobre a importância de pautas voltadas para a cafeicultura.
0 comentário
Mercado cafeeiro fecha sessão desta 5ª feira (21) com fortes ganhos em NY e queda na bolsa de Londres
Região do Cerrado Mineiro avança no mercado global com leilão virtual
Com a presença de toda a cadeia produtiva, Semana Internacional do Café discute sobre os avanços e desafios da cafeicultura global
Em ano desafiador para a cafeicultura, preços firmes e consumo aquecido abrem oportunidades para o setor
Mercado cafeeiro trabalha com preços mistos no início da tarde desta 5ª feira (21)
Cooabriel fala sobre a expectativa da safra do café conilon para o Espírito Santo e Bahia