FEMAGRI movimenta economia de Guaxupé e região
Considerada a principal feira da cafeicultura brasileira, a FEMAGRI chega à 14ª edição com a expectativa de receber cerca de 25 mil visitantes. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de março, na cidade de Guaxupé/MG, com o tema "Viabilizando o futuro da cafeicultura sustentável".
Segundo a organização da Feira, entre colaboradores e expositores já estão cadastradas aproximadamente 1500 pessoas, a maior parte vinda de outros municípios de Minas Gerais e também diversos estados do país. Com tanta gente de fora, Guaxupé - que possui pouco mais de 50 mil habitantes - não consegue suprir toda a demanda por hospedagem e as cidades vizinhas tornam-se opção para estadia. A movimentação financeira atinge, além da rede hoteleira, os setores de alimentação, transporte e serviços em geral.
Guaranésia, que fica a 10 km de Guaxupé, também está com os hotéis lotados há vários meses. Na Pousada Vila Nina as vagas se esgotaram em janeiro. "Estamos recebendo reservas para a FEMAGRI desde novembro e já não temos mais nenhuma disponível. A Feira aumenta em até 40% nosso movimento se comparado a uma semana normal", declarou Angela Aparecida de Moraes, recepcionista. No Hotel Régis na mesma cidade também não há mais vagas e o aumento na movimentação cresce em até 35% durante o evento, mesma situação registrada na Pousada Vale do Sul, localizada em São José do Rio Pardo/SP.
As empresas do ramo alimentício também comemoram a movimentação de turistas na cidade. Herbert José Campos Filhos é proprietário do Restaurante Fogão Caipira e sempre aguarda com ansiedade a chegada do evento. "Nos dias que antecedem a feira nosso movimento aumenta 20% e durante o evento chega a ser 45% superior. Além dos restaurantes, a FEMAGRI movimenta todo comércio da cidade trazendo lucro para a economia como um todo", declarou Hebert. Rodrigo Noriega é gerente do restaurante Jardineira e também comemora o crescimento no fluxo. "Todos nós que trabalhamos com atendimento ao público ganhamos com a realização de grandes eventos em Guaxupé, é muito positivo para todo o setor", relata o gerente.
Sobre a Femagri
Mais de 100 expositores estão confirmados para a FEMAGRI 2015. Neste ano, a estrutura do evento cresceu para receber um público também 9% maior comparado ao do ano passado. "Estamos aguardando 25 mil visitantes durante os três dias de feira", afirma Elmo Donizetti de Cistolo, um dos organizadores da Feira.
Além do espaço dos expositores, a FEMAGRI contará com a tradicional Fazendinha, onde as famílias dos cooperados encontram informações sobre como exercer suas atividades com mais sustentabilidade, além de conferir as novidades em engenhocas criadas por alguns cooperados, que facilitam o dia a dia do produtor.
Serviço
Evento: FEMAGRI - Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas
Data: 18 a 20 de março de 2015
Horário: 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy.
Entrada Franca / Estacionamento gratuito.
Informações: www.cooxupe.com.br
0 comentário
Café: Chuvas abaixo do esperado trazem suporte para alta do preço do arábica no fechamento desta 2ª feira (23)
Média diária de faturamento de café torrado tem alta de 86,2% nos quinze primeiros dias úteis de dezembro de 2024
Preços do café trabalham em lados opostos nas bolsas internacionais no início da tarde desta 2ª feira (23)
Café: preços iniciam 2ª feira (23) com baixas moderadas nas bolsas internacionais
Após muita volatilidade bolsa de Londres encerra sessão desta 6ª feira (20) com quedas nas cotações futuras
Café em Prosa #195 - Museu do Café passa por reposicionamento institucional e ganha nova identidade visual