Oeste de MT deve puxar entrega de boi confinado em 2010
O primeiro levantamento de intenção de confinamento de 2010 em Mato Grosso, divulgado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), aponta que a entrega de bovinos em outubro será proporcionalmente menor que em outubro de 2009.
Caso seja concretizada esta intenção, serão entregues aproximadamente 35 mil cabeças a menos que em 2009, avaliam técnicos do Instituto. A principal mudança da curva, no entanto, deve acontecer no mês de julho, que deve receber 15% dos animais este ano contra 6% em 2009, ou seja, 51 mil cabeças a mais.
O Imea destaca, também, que a antecipação da entrega de bovinos será puxada principalmente pelo oeste do Estado. A região deve entregar quase 25 mil cabeças neste mês e 70% dos bovinos confinados entre julho e setembro.
A primeira intenção de confinamento de 2010 em Mato Grosso, divulgada a semana passada, durante o Enipec, mostrou que o volume de animais confinados deve cair 7,03% em relação a 2009. Caso a intenção dos produtores se concretize, serão produzidas exclusivamente nos cochos 593 mil cabeças, o que deve responder por 20% a 30% dos bovinos produzidos para abate no período da entressafra.
Mesmo com o custo da alimentação muito favorável à atividade, o alto preço do boi magro, que reponde por mais de 50% do custo da atividade, é apontado como principal entrave para a produção, aponta o Imea. Outra causa apontada foram as frustrações de preços dos dois últimos anos, que não foram suficientes para aumentar o nível de proteção, já que somados os hedges via termo e via BM&F, ainda não atingiram 25%.
0 comentário
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas
Dinâmica no mercado atacado deve determinar movimentação de preços da @ do boi na 2ª quinzena de janeiro
Média diária exportada de carne bovina registrou avanço de 14,9% até segunda semana de janeiro/25, enquanto preço médio teve ganho anual de 11,8%