Produtores aprendem a gerenciar a propriedade e investem em tecnologias na pecuária de corte
Após 2 anos de atendimentos realizados pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Sergipe, no último dia 1º de junho, a Fazenda Cipó, localizada em Lagarto-SE, foi palco do Encontro da Bovinocultura de Corte. O evento, realizado na propriedade do Sr. Manoel, no municipio de Lagarto/SE, reuniu 29 produtores rurais da pecuária de corte atendidos pelo técnico de campo Abraão Carneiro.
A coordenadora da ATeG, Taynã Matos, marcou presença e ressaltou a importância do programa na transformação das propriedades rurais.
O encontro teve como principal objetivo o encerramento e apresentação dos resultados do grupo após dois anos de ATeG. A programação iniciou com uma palestra do instrutor, o engenheiro agrônomo Hermínio Menezes, que abordou o tema "Inteligência emocional, atitude e empreendedorismo para fazendas de sucesso". Em seguida, foi realizada a apresentação dos resultados do segundo ano de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, do grupo do técnico de campo, Abrão Carneiro, acompanhada da entrega de premiações e brindes aos produtores destaques.
Entre os destaques, está o José Francisco Melo Santos, da Fazenda Cova. Ele se destacou por executar 100% do planejamento, realizar todas as recomendações técnicas, adotar novas tecnologias e gerenciar sua propriedade de forma eficiente. José Francisco realizou melhorias significativas em sua fazenda, incluindo manejo de pastagem, controle de pragas e plantas daninhas, gerenciamento sanitário e nutricional, além de benfeitorias como construção de aguadas, poços, divisão dos pastos, área de lazer, cerca elétrica e capineira.
Outro destaque foi Suzana Michele Santos Fonseca, da Fazenda Boa Vista, que também executou 100% do planejamento e seguiu todas as recomendações técnicas. Suzana investiu em melhorias estruturais, como bebedouros e reservatórios, ampliação do curral, construção de cocheiras e instalação de bomba d’água, além de gerenciar sua propriedade de forma eficiente. “Hoje eu parabenizo o Senar, por ter demonstrado na prática, como o gerenciamento da propriedade é fundamental para prosseguir com a atividade”, ressalta a produtora Suzana, de professora e artesã, ela também segue na lida com o gado, junto ao esposo.
Taynã Matos, coordenadora da ATeG, destacou a relevância do programa na vida dos produtores. "A ATeG tem sido fundamental para a transformação das propriedades rurais em Sergipe. Através de assistência técnica e gerencial, os produtores estão adotando novas tecnologias e práticas de gestão que aumentam a eficiência e a produtividade de suas fazendas", afirmou Taynã.
O técnico de campo, Abraão Carneiro, responsável pelo atendimento aos produtores, também foi elogiado pelo seu trabalho dedicado e eficiente, contribuindo para o sucesso das propriedades atendidas pelo programa.
0 comentário
Rondônia registra aumento de cerca de 20% nas exportações de carne em 2024
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas
Dinâmica no mercado atacado deve determinar movimentação de preços da @ do boi na 2ª quinzena de janeiro