Atendendo pedido da Famato, TJMT suspende julgamento da ADIN da Lei do Pantanal
Em ação proferida no último sábado (05/06), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) teve seu pleito atendido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) no que diz respeito à retirada de pauta do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que dispõe sobre a Lei Estadual nº 11.861/2022, popularmente conhecida como Lei do Pantanal.
O processo, que seria julgado pelo TJMT nesta quinta-feira (05/09), teve seu curso suspenso pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, que acolheu o pleito da Famato. Em sua decisão, o presidente do Tribunal de Justiça determinou não apenas a retirada de pauta, mas também a suspensão do andamento do processo, enviando-o para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (Cejusc). , com o intuito de buscar um consenso entre as partes envolvidas.
"Argumenta que ao editar o Decreto Estadual n. 774/2023, o Estado de Mato Grosso reforçou seu compromisso com a preservação do meio ambiente, pois distribuiu normas e diretrizes para garantir a sustentabilidade e preservação ambiental da região, com a participação ativa de diversas setores da sociedade.", consta da decisão.
Essa não é a primeira vez que a Famato se envolve neste processo. Em janeiro deste ano, tanto a Famato quanto o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) foram habilitados como Amicus Curiae pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Essa medida visa proporcionar à justiça uma melhor compreensão das implicações e alterações propostas pela Lei do Pantanal.
A Famato, enquanto representante dos interesses dos agricultores e pecuaristas do estado, tem buscado garantir que as políticas relacionadas ao uso da terra e dos recursos naturais no Pantanal considerem devidamente os interesses e necessidades da comunidade rural, ao mesmo tempo em que asseguram a conservação dessa importante bioma.
0 comentário
Radar Investimentos: Contrato futuro do boi gordo recuou na B3
Alemanha não tem mais casos de febre aftosa, origem do surto ainda está sendo investigada, diz ministro
Alemanha vê exportações de carne para UE continuarem após caso de febre aftosa
Scot Consultoria: Alta na cotação do boi gordo nas praças paulistas
Dinâmica no mercado atacado deve determinar movimentação de preços da @ do boi na 2ª quinzena de janeiro
Média diária exportada de carne bovina registrou avanço de 14,9% até segunda semana de janeiro/25, enquanto preço médio teve ganho anual de 11,8%