Canadá endurece exigências de importação de gado reprodutor dos EUA devido a preocupações com gripe aviária

Publicado em 06/05/2024 09:32

Logotipo Reuters

A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (CFIA) reforçou as exigências de importação de bovinos reprodutores dos EUA devido ao vírus da gripe aviária H5N1, disse a agência em comunicado na última  sexta-feira.

O primeiro caso confirmado de gripe aviária altamente patogénica (GAAP) num rebanho leiteiro, em 25 de março, e o segundo caso humano em dois anos, em 1 de abril, aumentaram as preocupações nos EUA sobre a propagação do vírus a animais e pessoas.

A CFIA aumentou os requisitos de importação de gado leiteiro dos EUA a partir de 29 de abril, disse o comunicado.

As medidas de importação de gado dos EUA incluirão agora resultados negativos de testes de GAAP para bovinos leiteiros em lactação, testes de leite no varejo para procurar fragmentos virais de GAAP e testes voluntários de vacas que não apresentam sinais clínicos do vírus. disse a CFIA.

Desde 2022, a gripe aviária nos Estados Unidos infectou mais de 90 milhões de galinhas, mais de 9.000 aves selvagens e 34 rebanhos leiteiros, bem como uma pessoa no Texas que esteve em contacto próximo com gado infectado e outra pessoa após exposição a aves.


Reportagem de Gursimran Kaur em Bengaluru e Rod Nickel em Winnipeg, Manitoba; Edição por Leslie Adler

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário