Mais de 790 milhões de animais foram movimentados em 2023 no Mato Grosso, aponta Indea
A quantidade de animais movimentados em Mato Grosso em 2023 chegou a 793 milhões, entre bovinos, aves, suínos, peixes, ovos fertilizados e outras espécies. Esses dados são do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), órgão estadual que controla o trânsito de animais dentro e fora do Estado através da emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).
Pelo levantamento, ao longo do ano passado, grande parte da movimentação de animais foi de galinhas, com destino a granjas comerciais para engorda e, posteriormente, abate. Nesse segmento foram movimentados 725,9 milhões de aves, liderando o ranking de animais movimentados com GTA.
Em segundo lugar, com 38,8 milhões, está a movimentação de peixes, em sua maioria alevinos, e em seguida bovinos, com 28,4 milhões.
Nos dados gerais, em 2023, Mato Grosso registrou no total 956 mil Guias de Trânsito Animal, emitidas no sistema informatizado do Indea.
Além do controle de animais entre estabelecimentos rurais e para frigoríficos, eventos agropecuários, como leilões, exposições, feiras e torneios, também demandam a emissão da GTA para os animais envolvidos. O Indea, responsável por autorizar esses eventos após a análise documental e avaliação do espaço físico, que garantam o bem-estar do animal, autorizou 988 eventos agropecuários em 2023. Nesses eventos agropecuários, a grande maioria de animais movimentados foi de bovinos, com um total de 98.548. Em seguida, com 39.274 ficou a movimentação de equídeos.
0 comentário

Justiça obriga criadores de gado a desocuparem áreas degradadas no Pantanal

Scot Consultoria: Alta nas cotações em São Paulo

Estímulo ao enraizamento, redução do número de animais e suplementação são algumas medidas para ampliar vida útil da pastagem

Raça tem se destacado no Nordeste pela rusticidade, bons resultados zootécnicos e qualidade da carne

Mercado do boi encontra suporte na demanda de exportação, mas consumo interno requer atenção

Demanda forte e oferta contida têm dado suporte ao movimento de alta do boi gordo