StoneX estima demanda externa aquecida para carne bovina brasileira no 4º trimestre
A perspectiva é que a demanda externa pela carne bovina brasileira fique aquecida no 4º trimestre de 2023, mas ainda não é possível afirmar que esse cenário será capaz de influenciar os preços da arroba do boi gordo. Isso porque, os importadores chineses estão pagando valores baixos para a proteína brasileira visto os anos anteriores.
Para o 4º trimestre, é pouco provável que vejamos aumentos significativos no valor da carne bovina. "Na China, os alimentos estão deflacionando, com os preços recuando para 1,7% em setembro frente ao ano anterior", informou o relatório de perspectivas para o agronegócio da StoneX.
"Se esta retração na oferta realmente se concretizar, a grande questão, então, é se os fundamentos de demanda terão força suficiente para impulsionar as cotações do boi gordo", informou o analista de mercado da StoneX, Felipe Sawaia.
Para o mercado interno, a consultoria estima que podem ocorrer períodos relativamente aquecidos até o final deste ano. Esse cenário será reflexo dos preços da carne bovina vendida no varejo brasileiro terem registrado uma queda de 10,6% na comparação anual.
Outro fator que pode contribuir com o consumo no mercado doméstico, são as condições macroeconômicas brasileiras que tiveram uma melhora nos últimos meses. "A inflação voltou para patamares menos prejudiciais e com o desemprego recuando para o menor nível desde fevereiro de 2015", informou a StoneX.
O analista ainda destacou que apesar do preço da carne ter recuado neste ano, os valores ainda estão elevados na comparação com as outras proteínas. "No atacado, a média de preços da carne bovina esteve 83% mais cara que a carne suína e 185% mais cara que a carne de frango; em 2019, logo antes da pandemia, esses valores eram 59% e 146%, respectivamente", relatou.
0 comentário

Produção de carne bovina no Brasil recua no 1º tri apesar de alta de abates, diz IBGE

Para pecuarista de Goiás, cenário favorável para arroba justifica investimentos visando 2026

Alta recente da arroba do boi gordo melhora relação de troca com bezerro; momento é favorável para reposição do rebanho

Resultados positivos do confinamento já esbarram na dificuldade de encontrar boi magro

Abrafrigo: Exportação total de carne bovina cresce 20% na receita e 8% no volume, em maio

Resultados do confinamento são positivos mas dificuldade para encontrar boi magro chama atenção