Argentina paralisou a operação de 12 exportadoras e interditou mais de 220 toneladas de carne bovina
Em resultado da política de regulação e controle do mercado de exportação de carnes, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca, através da Direcção Nacional de Controlo Comercial Agrícola da Argentina, suspendeu a autorização de 6 empresas de exportar carne bovina por irregularidades como, por exemplo, não liquidação de moeda estrangeira ou digitação de endereços falsos, entre outros encargos.
Foram vendidas quase 7 mil toneladas, o que representa 21% do volume exportado por empresas que não possuem usinas próprias. Dessa forma, já existem 12 empresas suspensas ou impedidas de exportar até o momento. Outras cinco plantas foram intimidadas a apresentar requisitos ausentes.
“É importante destacar que o trabalho realizado por meio do cadastro nos permitiu ter uma descriçã das firmas e detectar inconsistências que prejudicam o desenvolvimento normal da atividade. Com essas ações conjuntas buscamos eliminar a concorrência desleal no mercado de exportação de carnes congeladas, que também foi uma demanda de todo o setor ”, disse Luciano Zarich, diretor de Controle Comercial Agrícola da Argentina.
O mesmo relatório dá conta também da interdição de 1.087 caixas de carnes congeladas pertencentes à empresa Alpha Estudio Aduanero, que está suspensa do Cadastro Único da Cadeia Agroalimentar (RUCA) por uma série de irregularidades detectadas, e 28 caixas de carne congelada pertencentes à empresa Agrop Negócios. O total é de 26.083 quilos de produto.
Em outra operação realizada no porto de Buenos Aires, foram interditados 4 contêineres com carne congelada, três dos quais pertencem à empresa Alpha Estudio Aduanero, e o restante à empresa Agrop Negócios. A empresa operava no mercado com endereço falso e foi comprovada a insolvência dos seus titulares. O total da mercadoria interditada é de 103.905 quilos.
Além disso, e no âmbito dos controles efetuados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, foram interditadas 60 toneladas de carne congelada pertencente à empresa Mocho Pampa, que se encontra suspensa devido à detecção de manobras de triangulação.
Vale lembrar que já estão prontos para apreensão 30 toneladas, que segundo os autos pertenceriam à firma Huachana, que vem sendo denunciada criminalmente por não ter entrado em moeda por 8 milhões de dólares, segundo relatório do Banco Central de a República Argentina.
Em todos os casos, as medidas adotadas foram realizadas no âmbito de processos administrativos distintos que tramitam na Direção Nacional de Controle Comercial Agrícola.
Por último, da área de controle, antecipou-se que se avançou nas primeiras queixas-crime com duas das operadoras que apresentavam irregularidades graves e que continuam a ser efetuados controlos e cruzamentos de informação com outras áreas do Estado nacional para continuar a fazer o mercado de carne.
0 comentário
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo, em São Paulo, segue estável
Cálculo da média do preço da @ do boi para dezembro na B3 começa nesta sexta-feira (20) devido a feriados
Radar Investimentos: Os contratos do boi gordo se valorizaram ontem
Boi/Cepea: Vantagem do preço da carne sobre boi gordo é recorde
Scot Consultoria: Mercado do boi gordo em São Paulo
Pecuarista não quer vender, frigorífico não quer comprar e preços da @ se encaminham para cenário de estabilidade, diz analista