Abate de bovinos no Brasil recua mais de 10% no 4º tri; aves e suínos têm alta

Publicado em 11/02/2021 13:22

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria brasileira de carne bovina abateu 7,25 milhões de cabeças de gado no quarto trimestre, queda de 10,3% em comparação ao mesmo período de 2019 e uma redução de 5,8% em relação ao trimestre anterior, com o país lidando com uma menor oferta de animais terminados em meio à forte demanda para exportação.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção somou 1,96 milhão de toneladas de carcaças bovinas, uma queda de 6,5% ante o quarto trimestre de 2019 e diminuição de 4,6% em relação ao período anterior.

Enquanto isso, os preços têm renovado recordes no mercado brasileiro, operando recentemente acima de 300 reais a arroba na média do Estado de São Paulo, com as cotações sendo influenciadas também pela forte demanda para exportação, especialmente da China..

No caso do abate de suínos, o país registrou 12,10 milhões de cabeças no quarto trimestre, representando um aumento de 1,6% no comparativo anual e queda de 4,7% em relação ao terceiro trimestre.

O peso acumulado das carcaças suínas registrou 1,08 milhão de toneladas, aumento de 1,7% em relação ao quarto trimestre de 2019 e queda de 7,8% em comparação com o trimestre anterior.

O abate de frangos, por sua vez, somou 1,55 bilhão de cabeças no quarto trimestre, aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2019 e acréscimo de 2,5% ante o terceiro trimestre.

O peso acumulado das carcaças foi de 3,57 milhões de toneladas, alta de 5,2% em relação ao quarto trimestre de 2019 e de 2,5% frente ao trimestre imediatamente anterior.

Assim como a carne bovina, o indústria de aves e suínos também foi beneficiada por forte demanda externa.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário