Arroba do boi gordo registrou um ganho 0,14% na semana no MT, aponta IMEA
No estado do Mato Grosso, as referências para a arroba do boi gordo registraram um ganho 0,14% na média semanal e o preço médio está ao redor de R$ 142,47/@. De acordo com o relatório do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), esse cenário é reflexo da demanda típica para a primeira semana de outubro e o varejo puxando os preços do restante da cadeia.
No mercado varejista, as cotações para a carne tiveram uma alta de 0,42% no comparativo mensal. Já para o setor atacadista, a valorização foi em torno de 1,74%, representada pela média da carcaça casada do boi. “Este cenário esteve atrelado à alta nas cotações dentro da porteira e ao repasse da indústria para o varejo, uma vez que desde fev/19 o equivalente físico tem ficado cerca de 1,4% menor do que a arroba do boi gordo, do que à retomada do consumo doméstico”, destaca o relatório.
Em função da oferta restrita de animais, as programações de abate tiveram uma queda de 0,12 dia se comparada com a semana passada, na qual ficou na média de 6,71 dias úteis.
No caso da vaca gorda, as referências registraram um aumento mais intenso por conta da oferta estar cada vez mais restrita. No comparativo semanal, o ganho foi de 1,14% e com um preço médio de R$ 135,23/@.
Com relação às exportações, o mês de setembro teve um aumento de 7,81% em relação à ago/19, totalizando 35,76 mil toneladas (Equivalente Carcaça), segundo os dados mais recentes divulgados pelo Mdic. O Imea aponta que apesar da demanda interna estar praticamente estável, as compras internacionais e a baixa oferta de animais trouxeram melhores resultados para o setor.
Preços
Com base das referências do dia 30 de setembro ao dia 04 de outurbo, a arroba na região Centro-Sul registrou uma desvalorização de 0,12% se comparado com a semana anterior. No Nordeste do estado do Mato Grosso, os preços também tiveram uma queda na variação semanal de 0,54%.
No Médio-Norte do estado, os preços da arroba tiveram um incremento de 0,85% na variação semanal. Enquanto, no Noroeste o ganho ficou em torno de 0,70%. A maior alta nas cotações foi no Norte com um ganho de 2,72% na semana.
Confira o relatório completo no site do Imea.
0 comentário
Média diária exportada de carne bovina registrou avanço de 14,9% até segunda semana de janeiro/25, enquanto preço médio teve ganho anual de 11,8%
Scot Consultoria: Preços estáveis em São Paulo
Em 2025 exportações de carne bovina crescem em função da alta demanda global
Escalas muito curtas mantêm preços firmes para a arroba do boi gordo e com tendência de novas altas
Radar Investimentos: Oferta restrita de animais terminados no início do ano interrompeu a queda nas cotações
Com demanda aquecida, exportações de carne bovina da Austrália batem recorde em 2024