Embrapa Agroenergia promove eventos sobre macaúba

Publicado em 26/11/2009 15:13

Potencialmente viável para produção do biodiesel, a macaúba será tema central de eventos, coordenados pela Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA, nos dias 2 e 3 de dezembro, em Minas Gerais.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

No primeiro dia, o workshop “Mapeamento de maciços e produtividade de macaúba reúne pesquisadores, produtores, professores e especialistas, para levantar as pesquisas atuais realizadas em maciços de macaúba nos estados de Minas Gerais e Goiás.

 

O evento acontece na Fundação Biominas, em Belo Horizonte, das 14h às 18h. Na oportunidade, serão discutidas questões como tamanho do maciço por ha, número de plantas por maciço e cachos por planta, além do peso dos cachos, produção total da planta e período de produção.

 

Também serão apresentados os mapeamentos realizados pela Embrapa Agroenergia, Embrapa Cerrados, pelas universidades Federal de Viçosa, Federal de Minas Gerais e de Montes Claros, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, Instituto Agronômico de Campinas, Ong Trem, e pelas empresas Entaban e Usina Paradigma.

 

No segundo dia de evento, será realizado Dia de-Campo “Manejo e processamento industrial de macaúba”, na Usina Paradigma, em Jaboticatuba/MG . Na ocasião, serão apresentados pelo proprietário da Usina, Marcelo Moreira, o funcionamento da empresa e o processo de produção do óleo de macaúba. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as etapas de produção e visitar maciços da palmeira oleífera ao entorno da usina.

 

Para o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Leonardo Bhering, os eventos são uma boa oportunidade para troca de informações e experiências sobre a macaúba. “Será pertinente para reunir diferentes informações já existentes em instituições de pesquisas de todo o país”, aponta.

 

De acordo com Bhering, a macaúba se destaca pelo seu potencial para a produção de grandes quantidades de óleo por unidade de área, além da possibilidade de utilização em sistemas agrosilvopastoris. “A palmeira tem alto potencial para produção de biodiesel, girando em torno de 4.000 litros/ha”, reforça Leonardo.

 

Para viabilizar a utilização comercial da macaúba e torná-la uma espécie realmente atrativa para a produção de biodiesel, a Embrapa Agroenergia tem coordenado projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que envolve essa oleaginosa. Com financiamento do MAPA e em parceria com a Embrapa Cerrados estão sendo realizados levantamentos da ocorrência de maciços nativos de macaúba em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

 

Macaúba na TV

 

Os trabalhos de pesquisa da Embrapa com macaúba serão apresentados no quadro “Sempre em dia” do Dia de Campo na TV, produzido pela Embrapa Informação Tecnológica, que vai ao ar nesta sexta-feira, 27, a partir das 9 horas, no Canal Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário