Declínio em preços de óleos vegetais abre espaço para Brasil elevar mistura de biodiesel a 15%, diz Abiove
Por Oliver Griffin
SÃO PAULO (Reuters) - A queda nos preços de óleos vegetais abre espaço para que o Brasil aumente a mistura obrigatória de biodiesel no diesel para 15%, em vez de 14%, afirmou nesta segunda-feira o diretor de economia e assuntos regulatórios da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Daniel Amaral.
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu em fevereiro manter a mistura de biodiesel no diesel em 14%, em meio a receios de que o aumento proposto pudesse elevar os preços dos alimentos, impactando os índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estão em queda.
No segundo semestre do ano passado, os preços do óleo vegetal estavam subindo, enquanto o governo tentava combater a inflação, que chegou a 5,48% nos 12 meses até março. A meta do Banco Central é de 3%.
Agora, os preços estão voltando a cair, com a recuperação das condições de oferta e demanda de óleos vegetais, disse Amaral, acrescentando que cabe agora ao governo avançar com os planos de aumentar a mistura obrigatória de biodiesel para 15%.
"As condições já estão dadas para isso, a indústria tem capacidade industrial, nós estamos aumentando o esmagamento, tudo isso já está dado", disse Amaral nos bastidores de um evento da Abiove em São Paulo. "A decisão depende agora do governo e a gente espera que aconteça o mais rápido possível."
O Ministério de Minas e Energia não respondeu de imediato a um pedido de comentário fora do horário comercial.
A Abiove sempre defendeu que o aumento da demanda por biodiesel não afetaria os preços para os consumidores, disse Amaral. Isso porque o aumento nos preços dos óleos vegetais no início deste ano se deveu principalmente ao efeito das taxas de câmbio e a problemas na safra de palma no Sudeste Asiático, acrescentou.
"Foram questões fora do Brasil", disse ele.
Após a decisão de manter a mistura em 14%, a consultoria StoneX reduziu pela metade sua previsão de aumento do crescimento das vendas de biodiesel, de 1,2 milhão de metros cúbicos para 600 mil metros cúbicos.
0 comentário

Inadimplentes no Renovabio poderão ter atividades suspensas e multas de até R$500 mi

Declínio em preços de óleos vegetais abre espaço para Brasil elevar mistura de biodiesel a 15%, diz Abiove

Tarifa dos EUA fecha um mercado para etanol do Brasil, mas pode abrir outros, diz Datagro

FS prevê emitir 25% mais CBios em 2025 e vê milho com 40% do mercado de etanol em até 4 anos

ANP indefere pedido do Sindicom e mantém mistura de biodiesel no diesel

Vibra importa SAF e torna-se 1ª companhia a disponibilizar o biocombustível no Brasil