Brasil e Índia discutem futuro da bioenergia com etanol como commodity

Publicado em 19/05/2021 13:02
Governo e empresários brasileiros se reunirão com o embaixador da Índia na próxima semana, durante evento on-line da Fenasucro & Agrocana Trends, para debater o papel do biocombustível na transição energética mundial

A viabilização do etanol como aditivo em combustíveis fósseis em escala global, potencializando a transformação do biocombustível em commodity, assim como a transição energética focada em fontes renováveis, demonstram os desafios e o caminho para um futuro mundial mais verde e sustentável. A relevância e evidência deste tema pautam o encontro de empresários brasileiros do setor de bioenergia e automotivo e de representantes do governo nacional e da Embaixada da Índia no dia 25 de maio, às 16h, em webinar organizado pela Fenasucro & Agrocana TRENDS.

Francis Queen (VP Executivo Etanol, Açúcar e Bioenergia da RAÍZEN); Pablo Di Si (Presidente e CEO da Volkswagen Brasil e América Latina); Pietro Mendes (Diretor de Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia do Brasil) e Suresh K. Reddy (Embaixador da Índia no Brasil) são os debatedores confirmados para o encontro online.

Paulo Montabone, Diretor da Fenasucro & Agrocana e moderador do webinar, destaca a importância do tema. "O etanol como commodity viabilizará a adoção do mesmo como aditivo aos combustíveis fósseis, diminuindo, em escala mundial, a emissão de CO². Um dos maiores desafios nesta transição é o aumento em escala global da produção do biocombustível, uma vez que a maioria dos países produtores de cana ainda opta pela produção de açúcar. Outro desafio é a transferência de conhecimento e tecnologia na produção de etanol - de cana ou de milho -, que o Brasil domina, para outros países produtores na África e América Latina", explica Montabone. Neste sentido, a grande vantagem de ter a Índia como parceira do Brasil, segundo o diretor é que, juntos, estes países podem suprir grande parte da demanda mundial por etanol.

O debate abordará outros aspectos como as novas tecnologias a partir de fontes renováveis que o setor automotivo tem desenvolvido, as estratégias adotadas pelos grandes grupos empresariais do setor de bioenergia para atender à demanda latente por etanol no mundo e os programas, políticas públicas e impulsionamento que o governo pode dar ao setor. "São questões fundamentais para que o mercado de bioenergia entenda seu novo momento e que, os grandes nomes que representarão os elos de produção, consumo e governos irão abordar no encontro", continua o diretor da Fenasucro & Agrocana.

As inscrições para o webinar são gratuitas e estão abertas por meio da plataforma digital Fenasucro & Agrocana TRENDS através do link: https://www.fenasucro.com.br/pt-br/webinar_bionergia.html. As vagas são limitadas.

FENASUCRO & AGROCANA

A FENASUCRO & AGROCANA (Feira Internacional da Bioenergia) realizará a sua 28ª edição entre os dias 9 e 12 de novembro de 2021, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP).

O evento, realizado pelo CEISE Br e promovido e organizado pela Reed Exhibitions, é o único da América Latina a reunir inovações e conteúdo de alto nível técnico voltados à toda cadeia de produção da indústria de bioenergia, além de profissionais das indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística e distribuidoras e comercializadoras de energia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Phábrica de Ideias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário