Argentina espera exportar 600 mil t de biodiesel para a UE neste ano
Desde que os Estados Unidos resolveram colocar barreiras tarifárias sobre o biodiesel argentino em fevereiro, com subsídios que chegam a 140%, a Argentina só poderá exportar biocombustíveis ao mercado europeu. Por este motivo, Gustavo Idígoras, assessor de relações internacionais da Câmara Argentina de Biocombustíveis (CARBIO), sinalizou ao EconoJournal que o país espera exportar cerca de US$450 milhões para a Europa neste ano, ou 600 mil toneladas de biodiesel.
"O mercado europeu foi reativado logo após a Corte Suprema de Justiçã (da UE) considerar ilegais os atuais direitos antidumping existentes no bloco", explicou Idígoras.
A Comissão Europeia tem de levar adiante um procedimento de investigação sobre dumping e tarifas na indústria local que irá demorar mais de 6 meses, o que significa ao menos um respiro para os argentinos. Por este motivo, a CARBIO calcula que, até setembro, a Argentina poderá exportar biocombustíveis para o continentes, enquanto o mercado dos Estados Unidos estará fechado por cinco anos. Em setembro, os direitos antidumping da UE sobre a Argentina podem retornar ou não.
Em 2015, segundo um boletim da Bolsa de Comércio de Rosario, a indústria argentina de biodiesel exportou um total de 788 mil toneladas. Em 2016, o volume aumentou para 1.349.000 toneladas vendidas ao exterior, das quais 89% foram enviadas para os Estados Unidos.
Antes das investigações por dumping e subsídios dos Estados Unidos e da Europa, a Argentina era o primeiro exportador mundial de biodiesel, o terceiro produtor de biodiesel a base de soja e o quinto produtor somando todas as matérias primas processadas.
Tradução: Izadora Pimenta
0 comentário
Comissão aprova projeto que reduz tributação sobre biodiesel de dendê
Tereos recebe certificação ISSC CORSIA Plus, que permite a venda de etanol para produção de combustível sustentável de aviação (SAF)
Governo Biden não finalizará orientação sobre crédito tributário para combustível limpo
Produção de etanol do Brasil cresce com impulso do milho após queda na safra de cana
Diesel comum e S-10 aumentam em novembro e atingem preços médios recordes em 2024, afirma Edenred Ticket Log
Mais uma vez, preço médio da gasolina fecha novembro em estabilidade no País, enquanto etanol tem aumento de 0,48%, aponta Edenred Ticket Log