Participação da Garra International na Gulfood, em Dubai, gera novos negócios e supera expectativas
O resultado da participação da Garra International na Gulfood, a principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, superou as expectativas dos executivos da empresa. O evento, que terminou nesta quinta-feira (17), serviu como ponto de partida para os negócios da trading de proteína animal nos países árabes em 2022. A expectativa da companhia é aumentar seu faturamento na região em US$ 50 milhões (ou 40%) nos próximos 12 meses.
“A participação na feira foi extremamente positiva. Fizemos contatos importantes com clientes atuais e em potencial na região, e com fornecedores ao redor do mundo. Além disso, retomamos conversas com parceiros antigos, que nos procuraram para fazer novos negócios”, diz Frederico Kaefer, CEO da Garra International.
Fruto da fusão entre a brasileira KIT e a neozelandesa Garra, a trading teve crescimento exponencial nos últimos dois anos, terminando 2021 com US$ 200 milhões em faturamento. “A expansão nos permitiu abrir novos mercados e encontrar novos fornecedores para nossos parceiros e para nossa marca própria. E isso trouxe outros clientes para a mesa de negociações”, afirma Matias Hees, Chief Commercial Officer da empresa.
Com escritórios em 13 países, a Garra levou a Dubai funcionários de mercados como Brasil, Egito, Emirados Árabes, Jordânia e Nova Zelândia. Ao longo dos cinco dias de evento, eles estiveram reunidos com empresas de todos as nações do Oriente Médio e do Norte da África -- que, juntos, representam um mercado consumidor de cerca de 400 milhões de pessoas.
A região é hoje o destino de 65% das exportações da Garra International, entre carnes de frango, bovina e de carneiro. Todos os produtos, para desembarcarem, contam com a certificação Halal -- que designa alimentos, produtos e serviços que podem ser consumidos por muçulmanos.
“A qualidade dos contatos que fizemos nos últimos dias também demonstra a evolução da feira ao longo dos anos. O público está cada vez mais qualificado e em busca de fechar negócios”, diz Frederico. Esta foi a 27ª edição da Gulfood..
Estratégia de expansão
Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, entre 2021 e 2030 a exportação de carne de frango para o Oriente Médio deverá aumentar 23,5%, para algo em torno de 4 milhões de toneladas. A de carne bovina crescerá a um ritmo um pouco mais lento, 18%, para 1,3 milhão de toneladas anuais.
Tal crescimento se explica principalmente pela expansão do poder aquisitivo de países em desenvolvimento, com a população, gradativamente, elevando seu consumo diário de alimentos de alta qualidade.
Diante dessa tendência, a Garra, que já negocia 120 mil toneladas de proteína animal por ano -- vendidas a cerca de 500 clientes em mais de 60 mercados --, tem um plano ao mesmo tempo ambicioso e factível: quintuplicar seu faturamento, passando de US$ 200 milhões para US$ 1 bilhão em dez anos.
“Além do potencial do mercado consumidor, tanto nos países árabes como em outras regiões em desenvolvimento, acreditamos na criação de valor para os nossos clientes como nosso maior diferencial”, diz o CEO da Garra International. “Temos os melhores fornecedores e uma estrutura logística extremamente eficiente. Também oferecemos soluções financeiras personalizadas para que nossos clientes possam comprar ou vender nos principais centros do mundo.”
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