Revisão de área plantada na Bahia puxa safra de algodão para cima, afirma StoneX
A StoneX revisou positivamente sua estimativa de safra 2024/25 de algodão no Brasil, para 3,83 milhões de toneladas, incentivada por um aumento de área na Bahia de 2,2% em comparação ao mês de novembro, configurando ganhos de cerca de 8% no comparativo anual.
Embora algumas áreas já tenham começado a ser plantadas, a maior parte da safra segue aguardando a colheita da safra de soja para ser semeada no Centro-Oeste. Em relação à oleaginosa, embora tenha enfrentado atraso no início, se desenvolve bem no Brasil, e as estimativas são de uma safra recorde. Sendo assim, com a ajuda do clima, a perspectiva é de que o plantio do algodão na segunda safra não seja muito afetado no começo de 2025. Ainda assim, o monitoramento do clima nas regiões produtoras será essencial nos próximos meses.
Em relação às estimativas de oferta e demanda, o Brasil deve encerrar 2024 embarcando 2,8 milhões de toneladas de algodão. “Por mais que o ritmo de exportação tenha ficado um pouco mais fraco no final de novembro, o que tem sido visto nos portos ao longo do mês de dezembro é animador, com a perspectiva de que o Brasil consiga embarcar próximo das 370 mil toneladas no mês de dezembro, o que garantiria a conclusão do ano dentro das estimativas”, ponderou o analista de inteligência de mercado do grupo, Raphael Bulascoschi, em relatório.
As perspectivas de consumo doméstico seguem favoráveis, dadas as perspectivas para a economia no ano que vem, fazendo com que o número de demanda interna se mantenha nas 720 mil toneladas para 2025, ganho de 40 mil toneladas em comparação com 2024.
Com os ligeiros ganhos de produção trazidas na estimativa deste mês e mantidos os números de uso total, pode-se esperar estoques finais próximos das 2,7 milhões de toneladas.
0 comentário
Revisão de área plantada na Bahia puxa safra de algodão para cima, afirma StoneX
Após 2024 mais positivo do que o esperado, algodão tende a ter um bom 2025
Algodão/Cepea: Posição firme de vendedor garante avanço de preço neste final de ano
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma