Algodão: Mercado acumula baixa semanal de 12,1% na Bolsa de NY, a maior do semestre

Publicado em 02/09/2022 16:47

Logotipo Notícias Agrícolas

O mercado do algodão na Bolsa de Nova York teve uma sexta-feira (2) difícil e na contramão das demais commodities, encerrando o pregão com baixas de mais de 4% nas posições mais negociadas. O vencimento dezembro/22, principal referência deste momento, ficou em 103,21 cents de dólar por libra-peso, enquanto o março/23 foi a 100,14/lp. 

"A semana se encerrou com a maior queda semanal desde junho deste ano, de 12,1%", afirma a analista de mercado da Agrinvest Commodities, Bruna Stewart. 

E o movimento se deu, ainda segundo ela, mesmo com um quadro fundamental bastante consistente, em especial nesta sexta. 

"Tivemos alta no petróleo, queda do dólar e condições das lavouras em péssimo estado. Os dados o mercado de trabalho norte-americano, divulgados hoje pelo Bureau Labor Statistics, indicaram a criação de 315 mil novos postos de trabalho - acima das expectativas de 300 mil vagas - e, apesar do aumento da taxa de desemprego, esta ainda está historicamente baixa", explica Bruna.

Mais do que isso, "com o mercado de trabalho aquecido e elevação dos salários e benefícios dos funcionários, estima-se um maior consumo interno nos EUA. Entretanto, este quadro também sinaliza a manutenção do ritmo de aperto monetário pelo Fed em 0,75% na reunião ao final do mês, com o objetivo de enfraquecer a demanda interna para o controle inflacionário".

Assim, apesar das notícias que poderiam dar um suporte importante aos preços, principalmente em um dia de recuperação para as commodities agrícolas e de menos aversão ao risco no financieiro, as preocupações com a demanda chinesa em função de novos lockdowns que têm sido impostos pesaram sobre o mercado da pluma. 

Ainda de acordo com a analista, são 42 cidades com novas restrições, o que corresponde a 34% do PIB do gigante asiático, reforçando o sentimento de impacto negativo sobre a demanda. 

"Como o país é o maior importador mundial de algodão e o principal comprador da pluma norte-americana, as vendas semanais nos EUA serão prejudicadas, refletindo em queda nas cotações de NY", afirma Bruna.

    

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário