Plantio de algodão em Goiás perto do fim
Estudo mais recente sobre o plantio de algodão em Goiás publicado na última sexta-feira, dia 18, mostra que foram plantados 96,83% dos 30 mil hectares previstos para a safra.
O plantio ainda segue apenas no município de Britânia, visto que a Região 4, onde o município se encontra, possui um calendário de plantio da Agrodefesa diferente, que prevê para fevereiro a semeadura do algodão. Lá, 57,37% da área foi semeada, o que representa 4,75% da área total de Goiás voltada para a cotonicultura nesta safra. Nas outras três regiões produtoras, o plantio foi concluído há três semanas.
A Região 1 foi a primeira a concluir a semeadura. Composta pelos municípios de Goiatuba, Morrinhos, Palmeiras de Goiás e Turvelândia, o plantio está completo, sua área representa 9,61% do total a ser plantada em Goiás.
A Região 2, composta pelos municípios de Caiapônia, Chapadão do Céu, Mineiros, Jataí, Montividiu, Rio Verde e Perolândia, o plantio representa 54,5% do total no estado.
A Região 3 também completou 100% do plantio de sua área, o que corresponde a 27,20% em nível estadual. A região engloba os municípios de Cristalina, Cabeceiras e Luziânia.
O levantamento é realizado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo), que acompanha o plantio nas fazendas cotonicultoras em todo o estado.
0 comentário
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira