Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 05/03/21
- Algodão em NY - Semana de muita volatilidade devido à questões macroeconômicas dos EUA. Após o fechamento em queda na semana passada, as cotações se recuperaram na segunda, mas depois cederam nas sessões seguintes, fechando a semana no negativo. O contrato Jul/21 fechou nesta quinta cotado a 88,13 U$c/lp, queda de 2,5% na semana.
- Baixistas 1 - Assim como parte significativa dos ganhos recentes do mercado foi atribuída às questões macroeconômicas e monetárias dos EUA principalmente, a reversão dos últimos dias também foi atribuída aos mesmos fatores.
- Baixistas 2 - Esta semana comentários do presidente do Fed, Jerome Powell, deram a entender que a inflação pode aumentar nos EUA com a reabertura da economia. Sua fala fez com que os juros dos títulos do tesouro dos EUA (Treasuries) subissem, o que, por sua vez, fez o dólar americano subir ainda mais. Moeda mais forte é negativo para as exportações.
- Altistas - Na semana que vem (9/março) o USDA divulgará seu relatório mensal global de oferta e demanda de commodities. Há expectativa de nova redução dos números da safra americana e aumento na previsão de exportações do país. Estas revisões podem colocar os estoques finais americanos de 20/21 nos menores níveis desde 16/17.
- Plantio - Logo após o término do plantio da safra 20/21 no Brasil, é iniciada a temporada de plantio da safra 21/22 no Hemisfério Norte. O plantio já está no seu início no Paquistão e EUA (Sul do Texas e Arizona), enquanto na China já iniciaram as irrigações pré-plantio em Xinjiang. Os números finais do plantio 21/22, principalmente nos EUA, serão cruciais para o futuro dos preços internacionais.
- China - As fiações continuam operando em alta capacidade, com o mercado aquecido e boa rentabilidade na comercialização de fios de algodão. Grande parte das indústrias está com a produção futura vendida a boas margens.
- Exportações - Exportações brasileiras de algodão em fevereiro foram recorde para o mês. As exportações somaram 235,5 mil toneladas. No ano comercial 20/21, o Brasil já exportou 1,72 milhões de toneladas, 14% a mais que no mesmo período do ano anterior.
- Cotton Brazil Indonesia – Aconteceu esta semana na Indonésia o webinar Cotton Brazil Outlook. Os evento, que contou com a presença de indústrias têxteis locais e empresas da cadeia, destacou a qualidade, rastreabilidade, sustentabilidade e outros diferenciais do algodão brasileiro. Mais info: https://cottonbrazil.com
- Cotton Brazil Indonesia 2 – O evento Cotton Brazil Outlook – Indonésia foi o sétimo evento realizado este ano nos principais países compradores pela Abrapa em parceria com Anea e Apex-Brasil. O evento da Indonésia contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Jakarta e da API, principal organização do setor têxtil do Paquistão.
- Agenda – Na próxima Quinta 11/mar (Quarta 10/mar no Brasil) será realizado o webinar Cotton Brazil Outlook - China 🇨🇳.
- Beneficiamento 19/20 - 100% concluído.
- Plantio 20/21 - 99,9% concluído. (falta um pouco em MG ainda)
0 comentário
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira