Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão 22/01/21
Algodão em NY - Preços de algodão mantiveram-se na crescente esta semana em NY. O contrato mar/21 fechou nesta quinta em 82,57 U$c/lp, com alta de 1,7% na semana.
- Altistas 1 - Grande parte do suporte para a alta vem dos números divulgados semana passada no relatório de oferta e demanda do USDA de janeiro. No relatório, o órgão reduziu os números safra americana 20/21 bem abaixo das estimativas divulgadas ao longo de todo ano passado.
- Altistas 2 - A seca no Oeste do Texas também tem dado suporte às altas. O fenômeno La Ninã está previsto para terminar em Março, entretanto ainda há incertezas pelos especialistas.
- Altistas 3 - Fortes altas nos mercados de ações globais impulsionados pela expectativa do pacote de quase 2 trilhões de dólares anunciado pelo novo presidente dos EUA, Joe Biden.
- Exportações - Foram exportadas 23,4 mil tons de algodão na segunda semana de Janeiro. No acumulado, as exportações do mês já somam 180,4 mil tons.
- China 1 - A China divulgou esta semana dados que mostram crescimento econômico em 2020 de 2,3%. O gigante asiático foi a única grande economia que fechou o ano no positivo em 2020.
- China 2 - Segundo a Cottonchina, o pior surto de COVID-19 em meses no país despertou preocupação no mercado. Cidades nas províncias de Hebei, Heilongjiang e Jilin impuseram "lockdowns" a milhões de cidadãos e iniciaram programas de testes em massa nas regiões mais afetadas.
- Cotton Brazil – Aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Índia a 1ª edição do Cotton Brazil Outlook, uma série de eventos virtuais promovida pela iniciativa Cotton Brazil. O encontro desta semana apresentou as inovações e diferenciais do algodão brasileiro. Lideranças do setor juntamente com o Embaixador do Brasil na Índia representaram o Brasil junto a empresários do ramo têxtil indiano.
- India – Apesar de ser o maior produtor mundial de algodão, a Índia é também um dos 7 maiores importadores globais da fibra, com demanda por algodão livre de contaminação (como o brasileiro).
- India 2 - O Brasil ainda participa muito pouco do mercado Indiano, pois nosso produto é pouco conhecido, temos uma logística pior e até pouco tempo atrás não exportávamos nos 12 meses do ano.
- Agenda – Na próxima segunda teremos webinares Cotton Brazil Outlook no Vietnã (25/Jan) e Coréia do Sul (27/Jan). Todos os eventos internacionais têm contado com apoio das Embaixadas do Brasil nos respectivos países.
- Beneficiamento 19/20 - A Abrapa informou que o beneficiamento da safra 2019/20 de algodão no Brasil está praticamente encerrado (99%), com Mato Grosso (99%) e Maranhão (82%) ainda por finalizar.
- Plantio 20/21 - Números até ontem: Mato Grosso: 16%; Bahia: 89%; Goiás: 77%; Minas Gerais: 86%; Mato Grosso do Sul: 97%; Maranhão: 78%; Piauí: 100%; São Paulo: 93%; Tocantins: 89% e Paraná: 100%. Média Brasil: 36% semeado
- Preços - A tabela abaixo ⬇ mostra os últimos movimentos de preços, índices e câmbio que impactam o mercado de algodão.
0 comentário
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira