Algodão: Alta externa e menor oferta no BR impulsionam valores
Ainda que a colheita da safra 2015/16 siga firme, a disponibilidade de algodão em pluma no mercado spot diminuiu nos últimos dias e os preços voltaram a subir. Atentos às altas nos preços internacionais, vendedores brasileiros se retraíram para entregas rápidas no mercado doméstico, segundo pesquisadores do Cepea.
Assim, o Indicador CEPEA/ESALQ com pagamento em 8 dias, referente à pluma 41-4, posta em São Paulo, registrou alta de 3,23% entre 12 e 19 de julho, fechando a R$ 2,6106/lp na terça-feira, 19. Enquanto tradings estão ativas no mercado externo, cotonicultores se voltam à colheita e ao beneficiamento da pluma da safra 2015/16.
A preocupação quanto ao volume a ser colhido e os compromissos de contratos efetivados antecipadamente fazem com que produtores permaneçam sem interesse em realizar novos contratos. Do lado comprador, muitos estão cautelosos quanto às altas nos preços, adquirindo apenas o necessário para cumprir entregas rápidas. Indústrias esperam que, com o avanço da colheita, a oferta de pluma limite a alta nos preços.
0 comentário
Manejo integrado de pragas ganha destaque em cenário de maior pressão de insetos nas lavouras
Novas variedades de algodão FiberMax® do Sistema Seletio® chegam ao mercado com resistência a ramulária e nematoides
Algodão/Cepea: Baixa liquidez no spot e quedas externas pressionam cotações da pluma
Mercado doméstico de algodão apresenta preços firmes e mais movimentados
Algodão/Cepea: Altas de preços se intensificam neste início de dezembro
Abrapa celebra posse da nova gestão e marcos históricos para a cotonicultura brasileira