Plantio do algodão atinge 32,7% da área em Mato Grosso
O plantio das lavouras de algodão em Mato Grosso avançou 12,5 pontos percentuais nesta semana e atingiu 32,7% dos 576,5 mil hectares estimados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Os trabalhos seguem atrasados e nesta semana a defasagem foi de 16,7 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, quando 49,4% da área já estava semeada.
Na região sudeste, maior produtora de algodão de Mato Grosso, o plantio atingiu 50,7% dos 240,3 mil hectares previsto para esta safra. Na segunda semana de janeiro do ano passado já estavam semeados 64,4%. Na região oeste, segunda maior produtora, os trabalhos atingiram 28,1% dos 165,8 mil hectares previstos, ante 39,4% em igual período do ano passado.
Na análise divulgada nesta semana, os técnicos do Imea comentam que o atraso no ciclo da soja, provocado pela falta de chuvas na época do plantio, teve reflexo na cultura do algodão, que em Mato Grosso é predominantemente de segunda safra. Eles estimam que76% das lavouras de algodão são instaladas em áreas liberadas após a colheita da soja.
Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.
0 comentário
Bahia inicia plantio da safra 2024/2025 de algodão com perspectivas positivas
Algodão/Cepea: Negócios mantêm bom ritmo; preços recuam
Vazio sanitário do algodão, na Região 4 de Goiás, começa no domingo, dia 10
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024