Compactação do solo e nematoides reduzem produtividade do algodoeiro
A resistência à penetração na camada de 10 a 20 cm do solo é um dos principais fatores responsáveis pela redução da produtividade do algodão em Mato Grosso. Se a compactação vier acompanhada da infestação pelo nematoide Meloidogyne incognita, o dano tende a ser ainda maior. Essas informações foram obtidas em uma pesquisa desenvolvida pela Embrapa, Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e parceiros.
O trabalho analisou amostras em mais de 1,1 mil talhões nas principais regiões produtoras de algodão de Mato Grosso e correlacionou 78 parâmetros, bióticos e abióticos, com a produtividade do algodoeiro, em busca de causas para a redução da produtividade que tem sido observada nas lavouras.
Entre os itens avaliados estavam sistema de produção, cultivares utilizadas, produtividade, atributos químicos, físicos e biológicos do solo, presença de fitoparasitas, entre outros.
Leia o conteúdo na integra no site do G1 - Agrodebate.
0 comentário
Algodão/Cepea: Vendedores mantêm foco em embarques de contratos a termo
Expectativa para o plantio do algodão 2024/25 no Oeste da Bahia é de clima mais favorável do que a safra anterior
Algodão : Demanda global mais baixa e problemas políticos e financeiros, em alguns dos principais destinos da fibra, marcam a conjuntura em 2024
Abrapa participa de missão da ApexBrasil no Japão
Associação Baiana dos Produtores de Algodão elege nova diretoria para o biênio 2025/2026
Algodão/Cepea: Aumenta diferença entre preços interno e externo