Mapa indica áreas para plantio de milheto, amendoim e feijão
As Portarias Nº 173, 174, 175, 176, 177 e 178 orientam os produtores de milheto. A cultura é bastante utilizada no Brasil como forrageira, especialmente na região Sul, como sementes para produção de ração e planta de cobertura de solo no Sistema de Plantio Direto. Também pode recuperar pastagens no Sistema Integração Lavoura-Pecuária e na produção de silagem em locais com déficit hídrico.
Os produtores de amendoim e de feijão 1ª safra na Bahia devem estar atentos às Portarias Nº 179 e 180, respectivamente. A cultura do amendoim desenvolve-se com maior produtividade em climas mais quentes. Temperaturas superiores a 30ºC são mais favoráveis à germinação, desenvolvimento e formação do óleo.
Já a produtividade do feijão pode ser afetada pelas condições de clima durante o ciclo do cultivo. Os elementos mais influentes, além da temperatura, são a chuva e a radiação solar. Altas temperaturas podem prejudicar o florescimento e a frutificação do feijoeiro e, as baixas, reduzem a produtividade.
As portarias que divulgam o zoneamento informam também as cultivares indicadas por estado, conforme dados da Coordenação-Geral de Zoneamento Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola (SPA). Para indicação no zoneamento é necessário que as cultivares possuam o Registro Nacional de Cultivares (RNC) do Mapa.
0 comentário

Com podridão em segundo plano, mancha-alvo e cercospora se tornam os principais desafios na soja

Unigel aprova acordo com Petrobras sobre fábricas de fertilizantes, dizem fontes

CNA se reúne com novo embaixador do Brasil no Irã

IPPA/Cepea: Preço ao produtor agropecuário sobe mais de 20% no 1º trimestre

Área tratada por defensivos agrícolas cresce 1,8% no primeiro trimestre de 2025 no Brasil

Desembolso do crédito rural chega a R$ 298,6 bilhões em dez meses