Agricultores familiares visitam hoje a Bahia Farm Show
Cerca de 150 agricultores familiares estão chegando hoje (4) ao Complexo Bahia Farm Show para conhecer as novidades da maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte/Nordeste, além de participar de uma ampla programação de palestras conduzidas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, EBDA. Os agricultores vieram em caravanas dos municípios de Angical, Baianópolis, São Desidério e Riachão das Neves, todos da região Oeste do estado.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Dentre as palestras, uma das mais esperadas é sobre cultivo da seringueira, que será ministrada pela pesquisadora da EBDA, Ana Cristina Costa. Segundo a chefe da EBDA de Barreiras, Maria de Lourdes Silva, a seringueira ainda não é explorada como cultura agrícola da região, e o objetivo do órgão, vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), é estudar a viabilidade técnica do plantio dos seringais no Oeste da Bahia como alternativa para os agricultores do Assentamento Rio de Ondas, em Luís Eduardo Magalhães. “A seringueira, além de uma boa opção de cultivo comercial, traz como vantagem a função de ser uma cultura de reflorestamento, já que é perene, e mantém, portanto, a massa verde”, explica Maria de Lourdes. Ela conta ainda que as mudas implantadas na região serão clones adaptados às condições de solo e clima locais, produzidas em laboratórios no Sul da Bahia.
Executivos da empresa de pneus Michelin estarão presentes no auditório. Eles avaliam a possibilidade de uma parceria com a EBDA e os produtores, na qual vão garantir as mudas, a assistência técnica e a compra do produto final, o látex, dos agricultores familiares envolvidos. Agentes do Banco do Brasil e <?xml:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />Banco do Nordeste também estão acompanhando as palestras, no auditório do Complexo Bahia Farm Show, atendendo aos produtores, mostrando as linhas de crédito disponíveis para a agricultura familiar.
Programação de hoje na Bahia Farm Show
09h – O Algodão colorido com foco na Agricultura Familiar
10h – PAA – Programa de Aquisição de Alimentos
11h – Cultura de Seringueira – nova opção de cultivo para a Agricultura Familiar
14h – Ações integradas para recuperação de Micro Bacias
15h – Bovinocultura Leiteira/Inseminação Artificial com foco na Agricultura Familiar
16h – Horticultura
17h – Uso de agente de controle biológico na agricultura
Abapa, Agrosul e John Deere inauguraram ontem CT para mecânicos e operadores de máquinas no Complexo Bahia Farm Show
A Associação Baiana dos Produtores de Algodão- Abapa, em parceria com a empresa Agrosul e a multinacional John Deere, inaugurou ontem (3) na Bahia Farm Show o Centro de Treinamento de Mecânicos e Operadores de Máquinas Agrícolas. O projeto foi desenvolvido com recursos do Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão (Fundeagro), visando a capacitação dos profissionais que atuam no setor da mecanização. “O rápido desenvolvimento do agronegócio nesta região não foi acompanhado na mesma proporção pelo aprimoramento da qualidade da mão de obra. Este projeto, ao mesmo tempo em que contribui para a diminuição desse déficit, traz a possibilidade de melhoria de renda e qualidade de vida para uma importante parcela da população. Este centro está totalmente alinhado com as políticas de responsabilidade social que a Abapa desenvolve e abraça”, disse o presidente da entidade, João Carlos Jacobsen.
0 comentário
Dias de Campo COMIGO 2025: conhecimento, inovação e tecnologia no campo
Canadá autoriza fusão Bunge-Viterra de US$ 34 bilhões com condições
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses