Uso da cana de açúcar como forrageira exige balanceamento
Outro problema é que sua fibra é de baixa qualidade, assim o limite de uso para ter alto ganho de peso é abaixo de 40% da matéria seca de dieta. Dessa forma, conforme ele, se a cana for usada acima deste limite, o ganho será baixo. Outro risco é o de queimada, se pegar fogo no canavial, o material precisa ser consumido em 4 a 5 dias. "Vejo como limitante também a colheita, pois a maioria das máquinas não colhem bem e a colheita acaba tendo que ser manual, inviabilizando seu uso em grandes projetos", avalia. Contudo, com o surgimento de novas tecnologias associadas a maiores produtividade agrícola e adequado balanceamento alimentar, a utilização da cana-de-açúcar pode resultar em bom desempenho animal, tanto na produção de leite como de carne.
No caso de Mato Grosso, em função da grande quantidade de milho, a utilização do volumoso (bagaço de cana-de-açúcar, sorgo, feno, capim, etc.) tem diminuído consideravelmente. O produtor rural de Pontes e Lacerda, Luciomar Machado, que faz confinamento, diz não utilizar cana-de-açúcar em função dos autos custos - na sua região não há usinas e o preço do frete acaba ficando muito caro.
Já o pecuarista Mário Wolf, do município de Nova Cannã do Norte, tem a cana-de-açúcar como matéria principal do volumoso do seu gado. O produtor tem 50 hectares da forrageira plantada na sua fazenda, onde confina, anualmente, cerca de 3 mil cabeças de gado de corte. "As vantagens da utilização de cana-de-açúcar são muitas, principalmente porque a lavoura dura cerca de 6 anos e não serve apenas para a alimentação dos bovinos em épocas de seca".
0 comentário

Gastos na China com feriado aumentam, mas guerra comercial pesa sobre serviços

Feiras agrícolas evidenciam avanço tecnológico e futuro do agronegócio ainda mais digital

S&P 500 interrompe sequência de 9 sessões de altas após última tarifa de Trump

Podcast do NA #72 - A importância de se investir em sementes de qualidade e como definir o melhor material

Capacitados pelo Senar/MS, jovens transformam quintais em hortas rentáveis na fronteira

Farsul divulga Nota Técnica sobre endividamento; total chega a R$ 72,82 bilhões