Enipec 2010 discute desafios da produção pecuária
Com o tema Os Desafios de Quem Produz, o 6º Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec 2010) começa hoje com a expectativa de que cerca de 3 mil pessoas participem. De acordo com o coordenador geral do evento, Luiz Carlos Meister, mais uma vez o Enipec coloca em pauta o desafio de discutir a realidade e as perspectivas das nove cadeias produtivas da pecuária de Mato Grosso. Segundo Maister, os principais temas discutidos serão sanidade, meio ambiente, mercado e tecnologia de produção. "É estratégico a escolha de grandes assuntos para a pauta da programação do evento, pois temos a tradição de escolher temas atuais objetivando auxiliar os produtores a tomar decisões".<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
O Enipec é uma realização da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), e vai até 5 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal. A programação reúne quatro palestras magnas direcionadas ao público de forma geral com temas estratégicos para as nove cadeias produtivas da pecuária: bovinocultura de corte e de leite, avicultura, suinocultura, ovinocultura, caprinocultura, aquicultura, equideocultura e apicultura, além de 36 palestras setoriais com assuntos mais técnicos e segmentados.
Segundo o coordenador geral do Enipec, um dos temas de maior relevância neste ano será o novo Código Florestal Brasileiro, que traz grandes expectativas por parte da classe produtiva, já que promete atualizar um rol de leis que remontam a 1965 e que interferem diretamente na atividade produtiva. A escolha do tema é resultado do esforço da comissão organizadora em buscar junto à classe produtiva as principais demandas quanto à informação e qualificação.
O Enipec 2010 é promovido em co-realização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Associação de Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
O economista Ricardo Amorim, um dos apresentadores do programa Manhattan Connection, do canal GNT, irá ministrar a primeira palestra magna no dia 4 de maio, a partir das 8h, sobre Cenários para a Pecuária, em que apresentará os principais fundamentos da conjuntura macroeconômica na pecuária.
A programação técnica também programou 11 palestras sobre bovinocultura, sendo sete específicas ao segmento de corte e quatro ao leiteiro, o maior número da programação por segmento, uma vez que tem grande representatividade - Mato Grosso tem o maior rebanho de bovinos de corte do Brasil, com mais de 27 milhões de cabeças.
O coordenador do Enipec explica que foram ouvidas as necessidades de cada entidade representativa destes segmentos e que a programação foi elaborada em conjunto para que atenda aos pecuaristas.
Confira programação completa do evento no site: Programação ENIPEC 2010
0 comentário
Fluxo de gás russo via Ucrânia entra nos últimos dias com fim de acordo de trânsito
RS: Com mais de 1.000 projetos aprovados, governo divulga lista de contemplados em quatro ações do Programa Agrofamília
Anvisa atualiza guias de avaliação toxicológica de agrotóxicos
Agronegócio catarinense celebra revogação da Resolução que impedia financiamentos em áreas embargadas
Emater/RS-Ascar avalia 2024 e projeta avanços para 2025
Exportações de Mato Grosso alcançam 157 países e geram US$ 25,95 bilhões em 2024