Nota de esclarecimento sobre reportagem do Jornal Nacional.
O estado de Mato Grosso é contemplado por três diferentes tipos de vegetação: floresta, transição e cerrado. Neste contexto, a vegetação de floresta representa menos da metade da área do estado e a soja ocupa somente 4% desta área, e não 40% como foi divulgado na reportagem.
A tabela abaixo apresenta de forma simplificada os números de ocupação do estado.
Mato Grosso possui 36% de sua área de floresta já ocupada – 4% por lavouras de soja e 32% por outros usos. Dentre os outros usos e ocupações, encontram-se cidades e benfeitorias, assentamentos rurais, pastagens e outras atividades.
As lavouras de soja ocupam apenas 7% da área total do estado, num total de 6,2 milhões de hectares ante uma área total de 90,3 milhões de hectares.
Conforme veiculado na reportagem, são significativos os avanços do setor na redução do desmatamento. Destacamos que, dentre as principais ações que resultaram na redução de 90% do desmatamento no estado, estão ações pró-ativas de parceria entre o governo do estado, produtores e organizações não governamentais, como Projeto Lucas Legal, Pacto da Soja e Projeto Soja + Verde.
A série de reportagens sobre a exploração econômica da Amazônia que está sendo veiculada pelo Jornal Nacional é muito importante para esclarecer a complexidade da questão. Assim, solicitamos à Rede Globo a revisão deste dado para garantir equilíbrio na cobertura do tema.
Cuiabá, 16 de Abril de 2010
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE SOJA E MILHO DE MATO GROSSO – APROSOJA | MT
ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE SOJA DO BRASIL – APROSOJA BRASIL
FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE MATO GROSSO - FAMATO
3 comentários
Produção recorde de soja pode gerar complicações logísticas e fretes caros; enquanto boi gordo aguarda consumo da segunda quinzena
Preços do petróleo devem sofrer com excesso de oferta em 2025 e 2026, diz AIE
Balança Comercial: São Paulo lidera exportações agropecuárias e registra superávit de R$150 bi em 2024
Importação de óleo de palma pela Índia cai 41% ante mês anterior, para nível mais baixo em 9 meses
Agricultura pode ser o grande vencedor da COP 30, mas sem articulação pode ser um perdedor terrível, diz Roberto Rodrigues
Soja sobe forte com perdas nas safras de Brasil e Argentina; café também reage em NY
Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR
TENHO DITO !!!! Sou Paranaense mas, tenho INVEJA (no bom sentido ) dessas instituiçoes ATUANTES!! PARABÉNS !! APROSOJA E FAMATO. O Paraná é o maior produtor de grãos do País e não conta com nenhuma associação deste QUILATE.
Telmo Heinen Formosa - GO
Quanto maior a mentira, maior a chance de todos acreditarem nela. Sabendo disto os jornalistas, especialmente os da Rede Bôbo cada vez mais produzem Manchetes deste tipo, no afã de conseguir através do abobalhamento midiático, manter o dominio da opinião pública... que quase sempre é a "opinião publicaDA" por eles mesmos... cariôcos defenestráveis!!!
Éder Braun Ibirubá - RS
É preocupante quando a gente vê num órgão de notícias como o Jornal Nacional passar uma informação que pode se distorcer na visão de leigos e de pessoas que muitas vezes não sabem nem o que é um pé de soja...