Com R$ 423 bilhões em movimentação, cooperativas agropecuárias ganham destaque no CCAGRO em Campinas/SP
O setor agropecuário estará no centro das atenções do Congresso Conecta Agro (CCAgro), que acontece de 2 a 4 de julho, no Expo Dom Pedro, em Campinas (SP). O evento contará com a Casa do Cooperativismo, um espaço exclusivo dedicado à troca de experiências, à geração de negócios e ao debate sobre os rumos do setor.
A proposta do CCAgro é integrar, em um mesmo ambiente, cinco grandes encontros do agronegócio: o tradicional Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (ENCA), o Top Farmers, o Encontro de Gestão dos Cafeicultores, e os estreantes MegaPec e Top Farmers Cana. A expectativa é reunir mais de 4 mil produtores rurais, dirigentes de cooperativas, especialistas e empresas de todo o país, com programação intensa distribuída em duas plenárias simultâneas, espaços de exposição e rodadas de networking.
De acordo com o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024, publicado pela OCB, o setor agropecuário é o mais representativo entre os ramos do cooperativismo no Brasil, com 1.179 cooperativas, mais de 1 milhão de cooperados e 257 mil pessoas empregadas. Em 2023, essas cooperativas movimentaram algo em torno de R$ 423,1 bilhões, mesmo com a leve retração de 1,6% em relação ao ano anterior, reflexo da estabilização dos preços das commodities e dos insumos agrícolas.
“O cooperativismo agropecuário é uma das engrenagens mais sólidas da economia brasileira. Ele não apenas gera renda e oportunidades no campo, mas também é essencial para garantir a segurança alimentar e energética do país. No CCAgro, queremos reforçar o papel das cooperativas como protagonistas na busca por soluções integradas e eficientes diante dos desafios climáticos, de mercado e produção. É um espaço para discutir o futuro com quem já está construindo esse presente todos os dias em todas as regiões produtoras do Brasil”, afirma Luciana Martins, diretora executiva do Grupo Conecta, conselheira de empresas e palestrante do CCAgro.
Entre os nomes já confirmados no evento estão o comentarista político Caio Coppola, o psiquiatra Augusto Cury, o especialista em inovação Walter Longo, o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Charles Tang, e o escritor Fábio Ruiz. Todos estarão presentes nas plenárias com análises sobre política, economia, saúde mental, inovação e novas oportunidades de negócios.
0 comentário

"Como está nosso agronegócio é a palavra-chave": Bolsonaro fala aos produtores do 6º Seminário A Voz do Campo

Liderança exportadora do agro brasileiro desperta interesse global

Santa Catarina intensifica medidas de defesa sanitária após confirmação de foco de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul

Cidasc divulga o período do vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em SC

CNA discute embargos ambientais no Senado

CNA debate normas de segurança no trabalho rural