Tereos prevê que área de beterraba da UE cairá 9% na próxima temporada

Publicado em 23/04/2025 10:29

Logotipo Reuters

Por May Angel

GENEBRA (Reuters) - O grupo francês Tereos, um dos maiores fabricantes de açúcar do mundo, afirmou nesta quarta-feira que vê a área dedicada ao cultivo de beterraba sacarina na Europa caindo 9% na próxima temporada, à medida que os preços em queda no bloco desestimulam o plantio.

Graças ao aumento das exportações de açúcar da Ucrânia, à alta produção e à queda no consumo, os preços do açúcar na UE caíram em fevereiro para 541 euros por tonelada métrica, 35% a menos do que há um ano e o menor valor desde setembro de 2022, segundo dados da Comissão.

Falando na conferência de açúcar da S&P Global em Genebra, o diretor comercial da Tereos, David Souriau, disse que o declínio é "importante" para o setor de açúcar, acrescentando que está ainda mais preocupado com os recentes fechamentos de usinas na França, República Tcheca e Áustria.

Os fechamentos, por um lado, apertam o mercado e dão aos preços do adoçante uma chance de se recuperar, mas, por outro lado, também podem levar à volatilidade do mercado, o que é difícil para o setor administrar.

"Uma vez fechada, a capacidade não pode ser reconstruída instantaneamente. Esses eventos levantam questões sobre o risco de volatilidade e, para mim, esse é um aspecto fundamental (do mercado) para este ano e para os próximos anos", disse ele.

(Reportagem de May Angel. Reportagem adicional de Sybille de la Hamaide)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário