Governo busca manter juros de um dígito no próximo Plano Safra, diz Fávaro

Publicado em 09/04/2025 18:00 e atualizado em 10/04/2025 07:04

Logotipo Reuters

 

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro buscará manter juros no nível de um dígito para as principais linhas do próximo Plano Safra (2025/26), que começa a vigorar em julho, mesmo diante de uma alta da taxa básica Selic, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta quarta-feira.

A questão gira em torno de quanto o Tesouro poderá dispor para subsidiar juros mais baixos, especialmente para agricultores pequenos e médios, em conjuntura na qual a Selic está em 14,25% ao ano, no maior patamar desde 2016.

Fávaro disse ainda, após reunião no Ministério da Fazenda, que o governo buscará mais recursos do Tesouro para manter o nível do Pronamp, destinado a agricultores médios.

Entre as alternativas para garantir crédito adequado e de custo menor em momento de alta na Selic, o ministro afirmou que o governo quer potencializar linhas de crédito dolarizadas.

"A gente quer, então, potencializar a linha dolarizada, que tem um custo zero para o Tesouro, mas que a gente consegue ficar com os níveis de juros ainda em um dígito, abaixo de 10%", afirmou a jornalistas.

Fávaro disse acreditar que os preços de alimentos no varejo brasileiro vão cair ainda mais, ao comentar o tema da inflação de produtos que afetam a popularidade do presidente Lula.

Ele reiterou que a questão da guerra tarifária "é menos relevante" para agricultores brasileiros, que são bastante competitivos, afirmando que o país deve ganhar mais espaço no mercado global.

(Por Victor Borges)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário