Heinze convoca Haddad e pressiona por soluções para crise no campo
Diante do colapso vivido pelo setor agropecuário no Rio Grande do Sul, o senador Luis Carlos Heinze - PP-RS - protocolou nesta terça-feira, 8, um requerimento propondo a convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O parlamentar afirma que o ministro ignorou um pedido de reunião enviado em 17 de março, respaldado por diversas entidades do setor rural que participaram do painel da Expodireto.
O senador defende que o ministro Fernando Haddad compareça à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária - CRA - do Senado Federal para detalhar quais são as ações do governo federal diante da crise no campo. “Já se passaram quase 20 dias desde o envio do pedido, e até agora não houve nenhum retorno do ministro. Diante do silêncio, não nos resta alternativa a não ser convocá-lo e promover uma sabatina à altura da situação enfrentada pelos nossos agricultores. Já temos relatos de tentativa de suicídios — o governo precisa agir", declarou Heinze
Na justificativa do requerimento, Heinze cita a Carta Expodireto Cotrijal e aponta omissão por parte do Ministério da Fazenda. “É imperativa a convocação do ministro. Estamos colocando em risco o sustento de milhares de famílias gaúchas”, alertou.
Os números da crise reforçam a urgência: segundo levantamento da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul – Farsul -, os prejuízos acumulados pelos produtores nos últimos quatro anos somam R$ 117 bilhões. Já o impacto econômico no estado alcança R$ 319 bilhões — o que representa 49% do PIB gaúcho.
0 comentário

Aproest participa de debate na Assembleia Legislativa sobre o Zoneamento Ecológico-Econômico do Tocantins

Índia começa a aumentar compra de óleo de palma com queda de preço em relação ao óleo de soja

Futuros de Wall St saltam após Trump recuar em ameaças de demitir chair do Fed; Tesla sobe

Conselho da JBS convoca assembleia sobre dupla listagem para 23 de maio

Famato sedia reunião mensal do Fórum Agro MT e da Frente Parlamentar da Agropecuária

Iniciativa privada lança Carbono Xingu, uma tecnologia da NASA que será aplicada para medir Carbono no Solo em áreas de lavoura e pecuária