Grandes bancos estatais chineses vão levantar US$71,6 bi para impulsionar capital

Publicado em 30/03/2025 12:58 e atualizado em 31/03/2025 06:44

Logotipo Reuters

PEQUIM (Reuters) - Quatro dos maiores bancos estatais da China disseram neste domingo que planejam levantar um total de 520 bilhões de iuanes (US$71,6 bilhões) em colocações privadas de investidores como o Ministério das Finanças, depois que Pequim prometeu ajudá-los a apoiar a economia.

A captação de recursos, que tem como objetivo aumentar o capital de nível 1 dos bancos, ocorre após autoridades chinesas prometerem, este mês, recapitalizar os principais bancos estatais com 500 bilhões de iuanes para aumentar sua capacidade de apoiar a economia real.

O Banco da China disse que pretende levantar até 165 bilhões de iuanes , e o Banco de Construção da China planeja colocações privadas de até 105 bilhões de iuanes, segundo os documentos divulgados pelos bancos neste domingo.

O Banco de Comunicações disse que vai vender até 120 bilhões de iuanes em ações, e o Banco de Poupança Postal da China arrecadará até 130 bilhões de iuanes.

O Ministério das Finanças da China, um dos principais acionistas dos quatro bancos, estará envolvido em todos os quatro aumentos de capital, segundo os documentos.

Os principais bancos da China têm reportado lucros anuais estáveis e margens menores, já que a desaceleração da economia e a crise no setor imobiliário pesaram sobre seus resultados.

(Reportagem de Ethan Wang, Ziyi Tang e Ryan Woo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário