Novas tecnologias promovem uso eficiente da água no agronegócio
Novas tecnologias de monitoramento e gestão climática promovem a redução e o uso eficiente de recursos hídricos duplamente na agricultura brasileira. Sistema da Sol by RZK faz a gestão de irrigação para evitar desperdício de água e, com isso, também proporciona a redução de 15% a 30% no gasto mensal do produtor com energia, muitas vezes gerada em hidrelétricas.
Com as mudanças climáticas afetando cada vez mais a produção agrícola, é importante destacar nesse Dia Mundial da Água (22/3) que o consumo inteligente se torna um diferencial competitivo para os produtores. A demanda da produção agrícola nacional por recursos hídricos representa quase 50% da demanda geral no Brasil, de acordo com o Atlas Irrigação 2020, da Agência Nacional de Águas.
"Com a gestão climática, a Sol permite que produtores rurais façam um uso mais eficiente da água, reduzindo custos operacionais e aumentando a sustentabilidade da produção agrícola", explica o Diretor de Pré-Vendas e Desenvolvimento de Produtos da Sol by RZK, Roberto Melles.
A Sol utiliza estações meteorológicas instaladas nas propriedades rurais para captar informações detalhadas sobre temperatura, umidade relativa do ar, índices pluviométricos e outros fatores climáticos. Com esses dados, os produtores podem ajustar a irrigação conforme a necessidade real das lavouras, evitando desperdício.
“Entregamos previsão meteorológica com precisão em toda a fazenda, possibilitando melhor gestão de irrigação, sem desperdício de água”, explica Melles.
A economia gerada pela tecnologia impacta diretamente os custos operacionais. De acordo com a ConectarAGRO, uma gestão eficiente e conectada de irrigação pode diminuir entre 15% a 30% o gasto mensal com energia. Já a economia mensal com manutenção pode chegar a 40%. Em 2021, o Brasil acumulava 5,3 milhões de hectares equipados para irrigação com água de mananciais, segundo a Embrapa. Essa área correspondia a apenas 7% da área agrícola total do país (73,9 milhões de hectares).
Melles afirma que a tecnologia oferecida pela Sol auxilia produtores de diversas culturas a tornar o uso da água mais eficiente, independentemente do porte da propriedade. “A tecnologia democratiza o acesso à informação e permite que tanto pequenos quanto grandes produtores se beneficiem da gestão climática de precisão”, diz.
Outro benefício do monitoramento climático da Sol é a otimização da pulverização e o controle de doenças nas lavouras. Ao fornecer dados precisos sobre as condições climáticas, a ferramenta auxilia os produtores na escolha da melhor janela para aplicação de defensivos agrícolas, aumentando a eficácia do processo e reduzindo perdas.
“Conseguimos maior controle sobre riscos de doenças, otimizando a pulverização e entendendo a janela ideal para aplicação, além de fornecer dados climáticos detalhados por safra”, destaca Roberto Melles.
O compromisso da SOL by RZK é impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a rentabilidade do agronegócio brasileiro por meio da tecnologia, garantindo que os produtores agrícolas tenham as ferramentas certas para crescer com eficiência e segurança.
0 comentário

"Como está nosso agronegócio é a palavra-chave": Bolsonaro fala aos produtores do 6º Seminário A Voz do Campo

Liderança exportadora do agro brasileiro desperta interesse global

Santa Catarina intensifica medidas de defesa sanitária após confirmação de foco de Influenza Aviária no Rio Grande do Sul

Cidasc divulga o período do vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em SC

CNA discute embargos ambientais no Senado

CNA debate normas de segurança no trabalho rural