Orplana manifesta sua preocupação com a suspensão de novas contratações de financiamento Plano Safra
A ORPLANA – Organização das Associações de Produtores de Cana de Açúcar do Brasil manifesta sua preocupação com a suspensão das novas contratações de financiamentos rurais no âmbito do Plano Safra 2024/2025, conforme o Ofício Circular SEI nº 282/2025/MF.
A organização entende que a medida se baseia no aumento dos custos de equalização das taxas de juros. Mas, acredita que ela prejudica diretamente o setor agrícola, que necessita de investimentos urgentes em manutenção, renovação e melhoria na infraestrutura para os pequenos, médios e grandes produtores.
“A suspensão comprometerá os planos de investimento dos produtores rurais, afetando a geração de empregos, inibição de investimentos e a descarbonização do Brasil”, frisa José Guilherme Nogueira, CEO da ORPLANA.
Por isso, a organização solicita que o Ministério da Fazenda reconsidere a decisão do Secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, considerando a importância do crédito rural para a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável da produção agrícola.
0 comentário

Setor agropecuário conquista avanço histórico com entrada dos FIAGROs nos fundos de pensão

CNA debate construção da Política Nacional de Fomento da Borracha Natural Brasileira

Kremlin diz que empresas dos EUA demonstraram interesse em projetos de terras raras na Rússia

Senador republicano Ron Johnson diz que avanço da agenda de Trump depende de cortes de gastos

Grandes bancos estatais chineses vão levantar US$71,6 bi para impulsionar capital

China revela planos de acelerar desenvolvimento de terras agrícolas para garantir segurança alimentar