Taxar exportações do agro desequilibra a balança comercial, aponta Sistema FAEP
Há mais de 20 anos, o setor agropecuário é responsável pelo saldo positivo da balança comercial do país. Diante disso, o Sistema FAEP entende como absurda a medida de uma taxação transitória de exportações dos produtos do agronegócio para a redução de preços dos alimentos, conforme defendem integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT).
“Essa é mais uma medida descabida. Há anos o setor agropecuário é responsável por segurar a balança comercial do país e não pode ser punido por conta da falta de capacidade do governo federal em controlar os preços dos alimentos”, ressalta o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette. “O produtor rural já precisa conviver com os altos custos de produção dentro da porteira e com o chamado ´Custo Brasil´ fora da porteira. Mais uma taxação é inaceitável”, complementa.
Em 2024, as exportações brasileiras do agronegócio bateram recorde, atingindo US$ 164,3 bilhões, segundo dados da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Considerando tudo que o país exportou, o setor agropecuário foi responsável por 48,7%.
“Taxar as exportações do agro vai desequilibrar a balança comercial e também comprometer o planejamento no meio rural. Nosso produtor rural é referência mundial em qualidade e quantidade, capaz de produzir para atender o mercado interno e também a demanda internacional. Não podemos mexer neste processo”, defende Meneguette.
Na semana passada, o governo federal anunciou que pretende reduzir as alíquotas de importação para supostamente baratear os preços dos alimentos no Brasil. Na ocasião, o Sistema FAEP já tinha se posicionado contrário, alegando que os preços praticados internamente refletem os elevados custos de produção e o chamado “Custo Brasil”.
0 comentário
![Sexta-feira encerra com queda da arroba nas principais praças pecuárias do país; Café tem dia de realização de lucros em NY e devolve parte dos ganhos da semana](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/thumb-qfwl8.jpg)
Sexta-feira encerra com queda da arroba nas principais praças pecuárias do país; Café tem dia de realização de lucros em NY e devolve parte dos ganhos da semana
![Ibovespa avança forte e fecha na máxima do ano, acima de 128 mil pontos](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/f5e8e22d3a8d3d70a60b68100a2f8b0f.jpg)
Ibovespa avança forte e fecha na máxima do ano, acima de 128 mil pontos
![Soja plantada no tarde deve ser a mais prejudicada pelo clima em Cascavel (PR)](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-paulo-vallini-realidades-njSLz.jpg)
Soja plantada no tarde deve ser a mais prejudicada pelo clima em Cascavel (PR)
![Juros altos devem ‘frear’ financiamentos para investimentos no agro, diz liderança de Cascavel](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-paulo-vallini-bda-gQS4Z.jpg)
Juros altos devem ‘frear’ financiamentos para investimentos no agro, diz liderança de Cascavel
![Inteligência artificial para controlar estoques de ração e logística](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-celso-mello-lx9xk.jpg)
Inteligência artificial para controlar estoques de ração e logística
![Colheita de soja em Mato Grosso atinge metade da área, aponta Imea](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/soja-1miic.jpg)
Colheita de soja em Mato Grosso atinge metade da área, aponta Imea