UE planeja tarifas sobre produtos agrícolas e fertilizantes da Rússia e Bielorrússia
BRUXELAS, 28 de janeiro (Reuters) - A Comissão Europeia propôs na terça-feira impor tarifas sobre mais produtos agrícolas e certos fertilizantes à base de nitrogênio da Rússia e de sua aliada Belarus para evitar uma potencial ameaça à segurança alimentar da UE.
O executivo da UE aumentou as tarifas no ano passado sobre importações de grãos dos dois países. Ele disse que as novas tarifas se aplicariam a 15% das importações agrícolas da Rússia em 2023 que não tinham sido sujeitas anteriormente a impostos aumentados.
As tarifas sobre certos fertilizantes à base de nitrogênio apoiariam a produção nacional e permitiriam a diversificação do fornecimento de outros lugares, disse a Comissão. Em um comunicado, o governo disse que queria atingir as receitas de exportação russas e a capacidade de Moscou de travar uma guerra contra a Ucrânia, além de reduzir a dependência de importações dos dois países.
"Tais importações, particularmente de fertilizantes, tornam a UE vulnerável a potenciais ações coercitivas da Rússia e, portanto, representam um risco à segurança alimentar da UE", afirmou a Comissão.
O aumento da tarifa de fertilizantes incluiria medidas de mitigação caso os agricultores da UE vissem aumentos substanciais de preços.
A Comissão afirmou que isso não afetaria o trânsito de exportações agrícolas e de fertilizantes russos para países terceiros.
A UE havia evitado anteriormente impor sanções aos produtos agrícolas e fertilizantes russos para não perturbar o fornecimento global, principalmente para os países em desenvolvimento.
A proposta da Comissão entrará em vigor após a aprovação esperada pelos governos da UE e pelo Parlamento Europeu. No ano passado, as novas tarifas levaram cerca de dois meses para entrar em vigor.
Reportagem de Philip Blenkinsop em Bruxelas; Edição de Nia Williams
0 comentário
![Sexta-feira encerra com queda da arroba nas principais praças pecuárias do país; Café tem dia de realização de lucros em NY e devolve parte dos ganhos da semana](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/thumb-qfwl8.jpg)
Sexta-feira encerra com queda da arroba nas principais praças pecuárias do país; Café tem dia de realização de lucros em NY e devolve parte dos ganhos da semana
![Ibovespa avança forte e fecha na máxima do ano, acima de 128 mil pontos](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/f5e8e22d3a8d3d70a60b68100a2f8b0f.jpg)
Ibovespa avança forte e fecha na máxima do ano, acima de 128 mil pontos
![Soja plantada no tarde deve ser a mais prejudicada pelo clima em Cascavel (PR)](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-paulo-vallini-realidades-njSLz.jpg)
Soja plantada no tarde deve ser a mais prejudicada pelo clima em Cascavel (PR)
![Juros altos devem ‘frear’ financiamentos para investimentos no agro, diz liderança de Cascavel](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-paulo-vallini-bda-gQS4Z.jpg)
Juros altos devem ‘frear’ financiamentos para investimentos no agro, diz liderança de Cascavel
![Inteligência artificial para controlar estoques de ração e logística](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/site-celso-mello-lx9xk.jpg)
Inteligência artificial para controlar estoques de ração e logística
![Colheita de soja em Mato Grosso atinge metade da área, aponta Imea](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/soja-1miic.jpg)
Colheita de soja em Mato Grosso atinge metade da área, aponta Imea