Receita inclui alimentos e insumos agrícolas em declaração de benefícios fiscais

Publicado em 22/01/2025 17:22

A Receita Federal incluiu 45 benefícios fiscais que devem ser declarados pelos contribuintes na DIRBI (Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária). Entre eles estão benefícios fiscais aplicados a alimentos e insumos agrícolas.  

Essas alterações estão previstas na Instrução Normativa 2.241/2024, que atualiza a lista de benefícios tributários sujeitos à declaração. Devem ser informadas à Receita as reduções a 0% das alíquotas de PIS/Cofins nos regimes de apuração cumulativo e não cumulativo.

No segmento de alimentos, devem ser declarados os benefícios incidentes sobre a receita da venda no mercado interno de produtos como carne, peixe, arroz, feijões, farinhas de trigo e de milho, leite fluido e em pó, queijos, soro de leite, misturas para pão, massas alimentícias, açúcar, óleos vegetais, café, margarina e manteiga.  

Para o setor agropecuário, entraram na lista da Receita os benefícios fiscais aplicáveis a itens como sementes e mudas, corretivos de solo, inoculantes agrícolas e vacinas veterinárias.

A tributarista Beatriz Naranjo, do Diamantino Advogados Associados, reforça a importância de atenção aos prazos da DIRBI para evitar penalidades. “Com a inclusão desses novos itens, a Receita Federal do Brasil determinou que fosse apresentada declaração de forma retroativa. Ou seja, os novos incentivos incluídos, relativos aos períodos de apuração de janeiro a dezembro de 2024, devem ser declarados até o dia 20 de março de 2025”, explica.

 "É de extrema importância que os contribuintes fiquem atentos às alterações introduzidas pela Instrução Normativa 2.241/2024 com relação à necessidade de declaração dos incentivos fiscais na DIRBI, a fim de manter o compliance de suas obrigações acessórias e evitar incorrer nas penalidades que podem ser impostas por eventual descumprimento", conclui. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diamantino Advogados Associados

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário