Boa produtividade e integração lavoura-pecuária são destaques nos dois primeiros dias de Expedição Safra Goiás
No sábado foram percorridos sete municípios da região nordeste: Posse, Cabeceiras, Formosa, Água Fria, Padre Bernardo, Barro Alto e Goianésia. Nas mais de dez propriedades visitadas foram encontrados cenários animadores para a safra 2024/2025. Segundo o gerente técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás-Ifag, Leonardo Machado, a produtividade supera as expectativas, com médias entre 60 e 65 sacas por hectare, especialmente em campos de sementes e propriedades consolidadas.
“O tempo tem sido favorável, com chuvas constantes beneficiando o desenvolvimento das lavouras, no entanto, em áreas já em fase de colheita, é necessário que as precipitações diminuam para permitir o avanço das máquinas. Outro destaque foi a região de São Domingos, uma divisa agrícola do estado. Lá, áreas de pastagem estão sendo convertidas em lavouras de grãos, sem a necessidade de abrir novas áreas. Mesmo em lavouras de primeiro ano, a produtividade tem surpreendido, graças à tecnologia empregada e às condições climáticas”, pontua.
No domingo a Expedição Safra Goiás, seguiu pela região norte e vale do Araguaia, onde houve um grande volume de chuvas. Os produtores investiram em cultivares precoces, o que permitirá iniciar a colheita em fevereiro, com expectativa de produtividade acima de 65 sacas por hectare, uma marca elevada para a região. Esse investimento técnico garantirá, ainda, uma segunda safra dentro da janela de plantio, trazendo mais oportunidades.
No município de Nova Crixás, destaca-se a integração lavoura-pecuária. Em áreas próximas à colheita da soja, os produtores já estão preparando a pastagem com o plantio de forrageiras. “Essa prática aproveita melhor o solo e permite a combinação de duas atividades em um mesmo espaço, um modelo eficiente de produção agrícola no estado com resultados promissores”, aponta Leonardo Machado.
0 comentário

Estoques de óleo de palma da Malásia atingem máxima em 6 meses em abril, após aumento da produção

K+S da Alemanha espera força do potássio após evitar tarifas

Relatório de Fertizantes da StoneX aponta tendências do mercado global

Ministro Fávaro se reúne com autoridades agrícolas na China

Conexão Campo Cidade discute acordo entre EUA e China e papel do Brasil no atual cenário do mercado global

Famato acompanha debates da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente em Brasília