Goiás fecha 2024 com recordes no agronegócio e consolida posição de destaque nacional e internacional

Publicado em 13/01/2025 17:44
Desempenho reforça o protagonismo do estado e dados para 2025 mostram números promissores para as cadeias goianas

O agronegócio goiano encerrou o ano de 2024 com resultados expressivos em diversas cadeias produtivas, reflexo do aumento nas exportações, da valorização de commodities e da ampliação dos mercados internacionais. Os dados, divulgados pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), por meio do Agro em Dados, confirmam o protagonismo de Goiás no cenário nacional e global.

Na pecuária, a carne bovina do estado registrou um aumento de 18,8% no número de animais abatidos, em comparação com o mesmo período de 2023, totalizando 3,1 milhões de animais entre janeiro e setembro. A valorização do boi gordo também se destacou, com a arroba alcançando R$ 352,65 em novembro, maior valor do ano. Além disso, Goiás expandiu sua presença internacional, com exportações para 86 países.

Na suinocultura, Goiás registrou saldos positivos nas exportações, fortalecendo sua presença em mercados estratégicos e destacando a qualidade da carne suína goiana no cenário internacional. Entre os principais destinos das exportações goianas estão Singapura e Angola, que se mantêm como grandes consumidores da proteína. Já em relação à avicultura, Goiás alcançou recordes nas exportações de carne de frango, com 23,2 mil toneladas enviadas em abril, impulsionadas por mercados como Japão, Emirados Árabes Unidos, Filipinas e Coreia do Sul.

Em relação à agricultura, Goiás registrou um aumento de 6,3% na área plantada de soja em 2024 e conquistou a 4ª posição em produção, com 16.822 mil toneladas. Quanto às exportações do complexo soja, Goiás também conquistou a 4ª posição no ranking nacional, com a China sendo o principal destino, fechando o ano com mais de US$5,8 bilhões em exportação. O milho goiano, por sua vez, teve sua primeira safra de 2024 reduzida devido a adversidades climáticas, mas foi compensado por uma segunda safra robusta, que superou os números do mesmo período de 2023, com um crescimento de 4,8% na produção e 3,8% na produtividade, consolidando Goiás como o 3º maior produtor de milho no Brasil.

Projeções para 2025
Para 2025, as expectativas no setor pecuário são promissoras, apesar dos de desafios climáticos e das dinâmicas do mercado global. “Através dos programas e projetos da Seapa, o Governo de Goiás tem apoiado os produtores em diversas demandas, com o objetivo de garantir que a principal atividade econômica do estado, a agropecuária, se mantenha sustentável e em crescimento, sendo reconhecida nacional e internacionalmente”, destaca o titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Seapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário