China aumenta apoio financeiro na agricultura para fortalecer a segurança alimentar
PEQUIM, 27 de dezembro (Reuters) - As autoridades chinesas pediram na sexta-feira maior apoio financeiro para estabilizar os principais produtos agrícolas, incluindo grãos, como parte de esforços mais amplos para garantir a segurança alimentar da população de 1,4 bilhão da China.
O governo prometeu fortalecer o uso de ferramentas de política monetária, como facilidades de repasse e redesconto e taxa de reserva compulsória, para apoiar a agricultura e as pequenas empresas, de acordo com uma declaração conjunta do banco central, do ministério da agricultura e do regulador financeiro.
O governo também pediu a expansão do crédito e empréstimos de penhor para ativos agrícolas e pecuária, aumentando a renda dos agricultores por meio de garantias e pequenos empréstimos e reforçando o sistema de seguro agrícola, especialmente para o plantio de grãos.
Além disso, o governo prometeu maior apoio aos principais projetos de pesquisa agrícola e às principais empresas.
Nos últimos anos, a China aumentou os investimentos em máquinas agrícolas e tecnologia de sementes para aumentar a eficiência da produção como parte dos esforços para reduzir a dependência de importações e fortalecer a segurança alimentar.
A produção total de grãos do país atingiu um recorde de mais de 700 milhões de toneladas métricas em 2024, 1,6% acima da colheita de 2023, de 695,41 milhões de toneladas, informou anteriormente o Escritório Nacional de Estatísticas.
Apesar dos esforços para aumentar a produção interna, a China continua dependente de importações de produtos agrícolas essenciais, especialmente soja e milho.
Reportagem de Ella Cao e Mei Mei Chu; Edição de Ros Russell
0 comentário

Representantes do setor do tabaco vão a Genebra em busca de diálogo

Porto registra lucro líquido de R$ 832,3 milhões e cresce 28% no primeiro trimestre de 2025

Nutrien pinta cenário otimista para a indústria de fertilizantes, apesar dos resultados ruins do primeiro trimestre

Agricultores britânicos não acolhem enfraquecimento dos padrões de importação no acordo EUA-Reino Unido

China emite plano de prevenção e mitigação de desastres para garantir colheita estável de grãos

Índia analisa exigências dos EUA por menores restrições às importações de alimentos transgênicos