Abertura da Colheita da Oliva volta em 2025 para local de sua primeira edição
A próxima edição da Abertura Oficial da Colheita da Oliva já tem data e local definidos. Será no dia 7 de março em Cachoeira do Sul (RS), na sede da Azeite Puro, que serão os anfitriões do evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e que chega a sua 13ª edição.
De acordo com o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o evento retorna à sede de sua primeira edição, realizada em 2012. "Foi no município o primeiro evento oficial e depois percorremos todo o Estado. Percorremos a região da Fronteira, a região do Pampa, a região da Costa Doce, voltou ao centro do Estado, andou pela grande Porto Alegre, estivemos na Serra e agora retorna para o município que foi a primeira sede da abertura da colheita da Oliva", destaca.
O dirigente reforça a animação pelos investimentos que aconteceram no município, pela produtividade e também por ter sido lá, através da Olivas do Sul, a primeira marca comercial do azeite de oliva no Brasil. "É importante prestigiar o município e teremos agora no dia 7 de março uma grande abertura, contando com os produtores, contando com as autoridades, com a imprensa, para poder falar desse novo modal econômico que está sendo criado no Rio Grande do Sul. A olivicultura ainda não representa grandes arrecadações, mas em outros países ela movimenta a economia e nós acreditamos que no futuro também a oliva possa ser uma grande alavanca econômica do nosso Estado e do nosso país", observa.
O local escolhido foi na propriedade da família Farina, da Azeite Puro, que estará inaugurando uma fase nova da indústria com equipamentos que chegaram da Itália e "mostrando toda a tecnologia, toda a capacidade produtiva que hoje o Rio Grande do Sul tem, que é um exemplo de indústria", conclui Fernandes.
0 comentário

Movimentação de contêineres bate recorde pela 4ª vez seguida neste ano no Porto de Santos

Coopercam adquire tecnologia de ponta para classificação de café

Representantes de países africanos participam de reunião no Mapa para conhecer atuação das secretarias do Ministério

Com mercado promissor e rentabilidade cultivos especiais entram no radar do agro de Mato Grosso

Tarifas de Trump não ajudam ninguém e UE manterá negociações com EUA, diz chanceler alemão

China restringe exportações de fertilizantes NP, enquanto sinaliza retomadas das vendas de MAP e DAP