Chuvas fortes atingirão novamente a produção de óleo de palma da Malásia em dezembro

Publicado em 13/12/2024 08:43

Logotipo Reuters

KUALA LUMPUR/MUMBAI, 13 de dezembro (Reuters) - A produção de óleo de palma da Malásia deve cair pelo quarto mês consecutivo em dezembro, já que fortes chuvas afetaram a colheita no segundo maior produtor mundial do óleo tropical, disse o regulador da indústria à Reuters na sexta-feira.

A menor produção na Malásia reduziria os estoques no país e impulsionaria ainda mais os futuros de referência, que já estão próximos de seus níveis mais altos em cerca de 2 anos e meio.

"Estimamos uma redução potencial de cerca de 5% a 8% na produção de óleo de palma bruto (CPO) em circunstâncias normais", disse Ahmad Parveez Ghulam Kadir, diretor-geral do Conselho Malaio de Óleo de Palma (MPOB).

"No entanto, se as inundações severas persistirem, a redução poderá chegar a 10% a 20%", disse ele.

A Península da Malásia, particularmente sua costa nordeste, e o sul da Tailândia foram atingidos por chuvas torrenciais que causaram inundações que mataram dezenas de pessoas e danificaram casas, conexões de transporte e milhares de hectares de plantações de arroz.

O primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, disse que as chuvas foram muito além das expectativas, com algumas áreas da costa leste recebendo mais de seis meses de chuva entre 26 e 30 de novembro.

Em novembro, a produção de CPO da Malásia caiu 9,8% em relação ao mês anterior, para 1,62 milhão de toneladas métricas, a menor para o mês desde 2020, disse o conselho no início desta semana.

óelo de palma malásia

O Departamento Meteorológico da Malásia (MET) disse na sexta-feira que alguns estados podem receber chuvas contínuas de 16 a 19 de dezembro.

O MPOB está monitorando a situação de perto, pois o MET previu uma segunda onda de inundações devido às fortes chuvas, disse Kadir.

Chuvas fortes podem danificar ainda mais a infraestrutura das plantações, como estradas e pontes, dificultando a colheita e o transporte de cachos de frutas frescas das propriedades para as usinas, disse ele.

Em dezembro de 2023, a Malásia colheu 1,55 milhão de toneladas de CPO, mas a produção deste dezembro pode ser muito menor do que a do ano passado, disse um produtor de óleo de palma da Malásia, que não quis ser identificado.

O óleo de palma geralmente é comercializado com desconto em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol, mas atualmente está com um preço mais alto em relação a esses óleos concorrentes devido à oferta limitada.


Reportagem de Ashley Tang e Rajendra Jadhav; Edição por Eileen Soreng

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário