MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai
BRASÍLIA (Reuters) - A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços anunciou que iniciou nesta quarta-feira uma investigação para averiguar possível prática de "dumping" em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai.
A investigação foi motivada por uma petição protocolada pela Confederação da Agricultura e Pecuária no Brasil e deve durar de 10 a 18 meses. A Secex pode aplicar medidas antidumping, como sobretaxa na importação dos produtos, caso a investigação comprove a redução desleal de preço.
“A partir da formalização do pleito, fizemos uma análise preliminar dos dados e identificamos que havia elementos para se proceder, de fato, a uma investigação”, disse a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, em nota.
O dumping consiste na venda de produtos abaixo da faixa de preço de referência, chamada de “valor normal”, e é considerada prática desleal pela Organização Mundial do Comércio (OMC) por causar danos à indústria do país importador.
A Secex informou que iniciou o processo investigatório depois de identificar elementos que indicam prática de dumping no período de janeiro a dezembro de 2023, com uma análise de dano de janeiro de 2021 a dezembro de 2023.
(Por Victor Borges)
0 comentário
Dia tem queda da arroba chegando ao boi China, café despencando em NY e vendas antecipadas do milho ganhando fôlego
Copacol paga R$ 261 milhões em sobras; maior da história da Cooperativa
Embalagens usadas de defensivos agrícolas são matéria prima para novas embalagens do setor
Comissão de Agricultura adia votação de projeto que susta desapropriação no RS
MDIC investiga possível dumping em exportações de leite em pó da Argentina e Uruguai
Nova bolsa de valores brasileira deve iniciar fase de testes no começo de 2025