SC: Câmara Setorial da Agroinovação cria Grupos de Trabalho para ampliar ações de conectividade e tecnologia para o campo
O estado de Santa Catarina é reconhecido pelo potencial empreendedor, o setor da inovação é um dos mais promissores do Brasil e conta com uma vasta indústria e tecnologia. Para fomentar a inovação no agronegócio, a Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) em conjunto com setores do governo e sociedade civil, encaminha a criação de Grupos Temáticos de Trabalho, coordenados pela Câmara Setorial da Agroinovação.
Essa Câmara Temática avança na discussão sobre inovação e conectividade no campo, levando em consideração a necessidade de estímulos tecnológicos, aplicação de processos digitais mais eficientes e inovação nas áreas rurais. Os grupos temáticos terão o envolvimento das entidades participantes na construção e ampliação dos projetos para o próximo ano. Os Grupos de Trabalho (GT) foram divididos em: GT1 Cultura da Inovação, GT2 Conectividade do Ambiente Rural, GT3 Fortalecimento dos Ecossistemas Regionais e Locais e GT4 Tecnologias nas Cadeias Produtivas. Participaram da reunião representantes da SAR, Epagri, Ceasa/SC, Cidasc, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Udesc, Ocesc, Sebrae, Senai, Badesc, BRDE, Fecoagro, Acate, Acafe, Embrapa e Fetaesc.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária em exercício, Paulo Arruda, ressaltou que Santa Catarina já é uma referência no segmento da tecnologia e o desafio é impulsionar os processos tecnológicos e digitais para o campo. “Queremos expandir e colaborar, de forma estratégica, promovendo modelos de negócios para o campo, acelerando ações de integração tecnológica, gerando conhecimento, levando mais informações e processos digitais para o fortalecimento das comunidades rurais”, destaca Arruda.
As Câmaras Setoriais aprovadas pela SAR por meio do Cederural são: Agroinovação; Alho; Apicultura e Meliponicultura; Arroz; Agroindústria Familiar Rural; Bambu; Bebidas Regionais; Cebola; Certificações de Produtos Agropecuários e Signos Distintivos; Crédito e Seguro Rural; Defesa Vegetal; Erva-Mate; Flores e Plantas Ornamentais; Florestas Plantadas; Fruticultura; Fundiária; Grãos; Leite e Derivados; Mandioca; Olericultura; Ovinocultura e Caprinocultura; Palmeiras Cultivadas; Pecuária de Corte; Plantas Medicinais; Produção Orgânica; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Sementes e Mudas; Suínos e Aves; Tabaco; Turismo Rural; Uva e Derivados.
0 comentário
T&D - Íntegra do programa de 25/12/2024
T&D - Íntegra do programa de 24/12/2024
Do Marco Temporal à Lei dos Bioinsumos, 2024 foi ano de grandes batalhas para o agronegócio em Brasília
Cenário futuro do milho é promissor, mas infraestrutura precisa acompanhar
Suzano vai elevar preços de celulose em todos os mercados a partir de janeiro
A grande volatilidade do mercado do café foi o maior desafio para a indústria cafeeira em 2024